A endometriose e a infertilidade feminina

A endometriose é uma doença mais comum do que se pensa e acomete de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Mas, justamente por também estar associada a causas de infertilidade, a boa notícia é que seu diagnóstico vem crescendo, o que ajuda a evitar cada vez mais, que se chegue às fases mais graves da doença. A conclusão é do ginecologista e especialista em reprodução assistida do corpo clínico do Hospital Monte Sinai, Josélio Vitoi Rosa. 

Mesmo ainda inconclusivas, as estatísticas apontam que a doença é a causa de cerca de 40% dos casos de infertilidade feminina. Desconfiar da doença precocemente é o maior desafio nos preventivos ginecológicos, pois a endometriose pode ser assintomática e só é descoberta quando a mulher não consegue engravidar. Josélio Vitoi chama a atenção para a importância da avaliação, especialmente nas mulheres mais jovens, sem filhos. "Não devemos desprezar a queixa da paciente em relação à dor durante a menstruação, durante as relações sexuais e até ao evacuar. São sintomas que ajudam a evitar a evolução da patologia a nível profundo", enfatiza ele.

Apesar de ser um sintoma claro, em nossa cultura ainda é muito forte a ideia de que a dor durante a menstruação é normal. Por falta de informação, são poucas as pessoas que conseguem associá-los à endometriose e, assim, o diagnóstico leva cerca de 7 a 10 anos para ser estabelecido.

Sintomas e tratamentos

A doença pode ser assintomática, mas é bom prestar atenção aos sintomas clássicos: fortes cólicas menstruais e dor no fundo da vagina durante a relação sexual, intestino solto ou muito preso durante a menstruação, dificuldade e dores para evacuar ou urinar neste período, desconforto contínuo na barriga ao longo de todo o mês, são alguns deles, que nem sempre aparecem em conjunto.

Há tratamentos em nível clínico, com analgésicos e hormônios, mas, em geral, a melhor solução é a intervenção por vídeo.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2