A importância do zinco na saúde das mulheres

 Entre as diversas funções do zinco, a participação na transformação e na atividade das células do sistema imunológico faz este nutriente ganhar destaque na manutenção da saúde das mulheres. O zinco participa também na síntese e metabolismo da insulina, no metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios, na estabilização das estruturas da parede celular, no metabolismo do DNA, no funcionamento de mais de 70 enzimas, no paladar, no olfato e na manutenção de níveis adequados de vitamina A.

Mas o que isso tudo quer dizer?

A renovação de tecidos e células com a participação direta do zinco resulta em uma cicatrização apropriada de ferimentos, melhora o funcionamento do sistema imune fortalecendo  a defesa, além de facilitar o crescimento e desenvolvimento de cabelos, unha e pele.

O zinco auxilia a produção do óleo natural presente no couro cabeludo, que é essencial para um cabelo saudável e hidratado. Ele mantém o couro cabeludo condicionado, ajudando a prevenir a caspa, evita a calvície e o surgimento precoce de cabelos grisalhos.

A busca de suplementação ou avaliação da necessidade especial de consumo deste mineral deve ser orientado por profissionais nutricionistas ou médicos.

 

Conheça algumas das fontes alimentares de zinco:

 

Fontes alimentares de zinco

Alimentos:

Porção pronta para consumo:

Carne de boi magra

80 gramas

Fígado de boi

80 gramas

Ostras e Mariscos

40 gramas

Feijão (tratado retirando água de cozimento)

100 gramas

Carne de aves partes escuras

80 gramas

Nozes e castanhas

15 gramas

Ovos

2 unidades - 100 gramas

Germe de trigo

1 colher de sopa ou 15 gramas

Atenção! É recomendado, pelo menos, o consumo de uma das fontes diariamente, não sendo necessária a ingestão de todos estes alimentos em um único dia.

 

Aproveitamento e absorção do zinco estão diretamente ligados a forma de preparo dos alimentos

Além de consumir pelo menos uma das fontes citadas acima diariamente, o Setor de Nutrição do Hospital Monte Sinai orienta também sobre alguns cuidados especiais que devem ser tomados no preparo e ingestão dos alimentos. Isso porque determinadas combinações prejudicam a absorção do zinco no organismo. "As estratégias de diversificação e modificação da dieta procuram alterar os padrões de seleção dos alimentos e os métodos familiares tradicionais de preparação e processamento dos alimentos", ressalta Augusto Gonzalez Martinez, nutricionista do Monte Sinai. Confira as dicas:

 

  • Evite o consumo de carnes simultaneamente com leites e derivados. O intervalo ideal entre estes dois alimentos é de uma hora. Leite e seus derivados diminuem a absorção do zinco no organismo.
  • Jogue a água de molho fora ao cozinhar as leguminosas (feijão), assim como deve ser jogado fora, também, a primeira água de cozimento ao levantar fervura. Esta operação deve ser repetida duas vezes. Este processo elimina ou diminui os taninos presentes no feijão, que prejudicam a absorção do zinco.
  • Evite o consumo concomitante de alimentos que são fonte de zinco com cereais integrais. O zinco presente nos cereais integrais não é bem absorvido pelo organismo e pode diminuir ou impedir absorção deste nutriente em outras fontes. Recomenda-se também o intervalo de uma hora entre estes dois alimentos.
  • Consuma os alimentos fonte de zinco com suco de frutas ácidas fontes de vitamina C. Esta combinação melhora a absorção do zinco no organismo.

 

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2