Câncer de pulmão e tabagismo

Não consumir ou inalar indiretamente a substância ainda é a melhor forma de reduzir o aparecimento do Câncer de Pulmão relacionado ao tabaco. 
Entretanto, a melhor forma de prevenir contra o Câncer de Pulmão, especialmente para os fumantes, é consultar-se regularmente e fazer o rastreamento de câncer de pulmão com exames. Essa medida aumenta a chance de cura, pois o diagnóstico precoce reduz as chances de metástases e de níveis mais agressivos da doença. É recomendada para tabagistas ou ex-tabagistas a partir dos 50 anos. Uma vez detectada a doença precocemente, é possível conseguir grande chance de cura com cirurgia.

Agosto é considerado o Agosto Branco, com foco no combate ao câncer de pulmão e no dia 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo, data especial de sensibilização lembra também sua relação com a doença. Durante todo o mês o Centro de Oncologia Monte Sinai esclareceu as principais dúvidas sobre o Câncer de Pulmão. Conheça os principais mitos e verdades sobre o tema:
❌Tabaco causa apenas câncer de pulmão. Mito! Fumar é a principal causa também do câncer de laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago e intestino, além de algumas formas de leucemia.
❌Se você fumou por anos, o estrago já está feito. Mito! Nunca é tarde demais. Parar de fumar tem benefícios quase imediatos, incluindo melhor circulação sanguínea e da função pulmonar. Dez anos após parar de fumar, ex-fumantes diminuem o risco de desenvolver câncer de pulmão em até 50%.
✅Quem não fuma pode ter câncer de pulmão. Verdade! O câncer de pulmão pode também ocorrer em pessoas que nunca fumaram.
✅O câncer de pulmão é uma doença grave. Verdade! A doença é muito mais grave quando é diagnosticada tardiamente, como ocorre com qualquer outro tipo de câncer. Quanto mais precocemente diagnosticada mais chances de cura da enfermidade.
❌O câncer de pulmão só acomete homens. Mito! Afeta ambos os sexos.
❌Se diagnosticado com câncer de pulmão, parar de fumar é inútil. Mito! Continuar fumando diminui a eficácia do tratamento e pode piorar os efeitos colaterais. Os fumantes submetidos a cirurgia, por exemplo, têm mais problemas de cicatrização do que ex-fumantes. Quem fuma enquanto faz radioterapia para câncer de laringe tem menos chances de recuperar a voz normal. 
✅O câncer de pulmão tem cura. Verdade! Quando diagnosticado precocemente tem chances de cura, mas, devemos lembrar que devido à ausência de sintomas específicos é um tipo de câncer normalmente diagnosticado em fase avançada, por isso a recomendação é evitar o principal fator de risco: consumo de tabaco. 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2