Combate à Tuberculose: Veja quais são os sintomas

No dia 24 de março é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a doença infecciosa mais mortal do planeta, superando a AIDS. Há 135 anos atrás, Robert Koch revelou ao mundo a bactéria que causava o mal. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti. É uma doença antiga porém não é do passado. Uma pessoa com tuberculose pode transmitir a outra através da tosse, espirro ou fala, principalmente em ambiente fechados e sem ventilação.

Os principais sintomas da doença são:

  • Tosse por mais de 3 semanas com ou sem catarro;
  • Acompanhados ou não de febre no final da tarde;
  • Suores noturnos;
  • Emagrecimento e falta de apetite.

O tratamento é gratuito e feito ambulatoriamente, fornecido pelo SUS, com duração de 6 meses. Devendo ser feito até o final, mesmo com a melhora dos sintomas. O diagnóstico precoce é fundamental para quebrar a cadeia de transmissão da doença. Ao identificar os sintomas, procure o médico pneumologista para se consultar.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2