Conheça os alimentos que ajudam a proteger a pele dos raios nocivos à saúde

Durante o verão, a meta de muitos é conquistar um belo bronzeado. Mas você sabia que o câncer de pele continua sendo o mais incidente no Brasil, segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer)? Cerca de 90% das lesões localizam-se em áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a relação entre exposição solar e o surgimento do tumor. Entretanto, existem alimentos que potencializam o bronzeamento e ajudam a proteger a pele dos raios nocivos à saúde.

O Setor de Nutrição do Hospital Monte Sinai fornece dicas importantes sobre o assunto:

  • Cuide da hidratação: consuma pelo menos 2 litros de água, isotônicos ou água de coco por dia. O bronzeamento excessivo pode levar a um quadro de desidratação. Hidratar-se evita o ressecamento da pele e proteção direta das outras consequências da desidratação;
  • Reforce alimentos ricos em betacaroteno em seu cardápio (mamão, manga, rúcula, couve, cenoura). O betacaroteno é um antioxidante, ou seja, reage com os radicais livres impedindo que estes aumentem seu efeito de agressão às células;
  • Não deixe também de consumir alimentos ricos em vitaminas E (castanhas, nozes, macadame, linhaça). O papel da vitamina E é proteger os betacarotenos para que atuem como antioxidante nas células;
  • Intensifique a ingestão de alimentos ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão, goiaba, abacaxi, tomate, cereja. framboesa e outras frutas cítricas). A vitamina C, além de ser um antioxidante, participa também diretamente na anulação dos radicais livres e cumpre outro papel importantíssimo: manter a integridade do colágeno da pele;
  • Mantenha o consumo de alimentos fontes de colágeno (músculo de boi, gelatina, geleia de mocotó e caldos de mocotó de boi, caldos de galinha ou frango com pele e pé de galinha). O colágeno é o principal protetor da pele e a barreira principal para que os raios ultravioletas não cheguem até as células. Ele age como um guarda-sol potente contra os raios ultravioletas;
  • Não se esqueça dos alimentos ricos em antioxidante. Muitos já citados acima são fontes de antioxidantes. Acrescente também ômega 3 proveniente de salmão, sardinhas e linhaças. Novas células precisam ser formadas para repor as que se perdem durante o bronzeamento e o ômega 3 participa diretamente da formação destas novas células da pele.

 

 

Os cuidados no preparo dos alimentos podem maximizar os benefícios dos seus nutrientes.

 

 

  • As frutas e verduras verdes devem ser trituradas juntas em liquidificador e não devem ser coadas para o consumo (suco de couve batido com hortelã, abacaxi e outros);
  • O cozimento das hortaliças em água melhora o potencial antioxidante, se comparado à forma crua;
  • Tempere as saladas com limão e azeite;
  • Fracione as suas refeições em pelo menos seis vezes ao dia, evitando frituras e gorduras.

 

Além dos cuidados acima também e importante evitar o sol de 10 às 16 horas.

 

 

 

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