Controle do colesterol ajuda na prevenção de doenças do coração

O colesterol é uma substância importante para a saúde, porém, em níveis elevados ele passa a ser prejudicial. Em excesso ele é depositado na parede das artérias, formando placas de gordura, que podem entupir as artérias e dificultar a passagem do sangue.

Em caso crônico, prejudica a irrigação sanguínea ao coração e ao cérebro. As consequências podem ser graves: infarto do coração, isquemia cerebral e acidente vascular encefálico, popularmente chamado de derrame cerebral.

Embora o colesterol tenha funções essenciais no organismo como: formação das células, servir como carreador de vitaminas do tipo D, produção de hormônios e formação de ácidos biliares, dentre outros; seu excesso pode levar a formação de placa de gorduras nas artérias e veias, diminuindo a possibilidade de irrigação sanguínea aos órgãos.

A capacidade do colesterol de formar placas de gorduras nos vasos sanguíneos está ligada aos tipos de proteínas carreadoras que levam o colesterol até as células, entre elas o LDL (lipoproteínas de baixa densidade), conhecido como colesterol ruim.  O quadro pode ser agravado tanto pela presença de triglicerídeos elevados, detectado pelo aumento de VLDL, como também pela baixa presença de HDL (lipoproteína de alta densidade) no sangue, conhecido como colesterol bom por evitar o depósito de gorduras nas artérias.

Os eventos cardiovasculares como infarto e derrame são mais expressivos em pessoas que tem LDL e VLDL acima do padrão, HDL abaixo do padrão, além de outros fatores como: estar acima do peso, apresentar glicemia elevada e pressão alta.

A prevenção destas doenças não se limita apenas ao controle do colesterol, mas principalmente, a uma série de ações que resultam em mudança de hábitos que visam controlar o peso, manter a glicemia sob controle, evitar ou controlar a pressão e aumentar o colesterol bom (HDL).

Segundo o Setor de Nutrição do Hospital Monte Sinai, uma rotina alimentar balanceada pode contribuir significativamente na prevenção destas doenças. Por isso, é importante seguir as recomendações abaixo:

Dicas:

Exemplos:

Evite os alimentos fontes de colesterol, facilitadores de produção de colesterol LDL e gorduras trans.

Carne gorda, carne de porco, gordura de porco, chocolate amargo, embutido, presunto, salsicha, bacon, queijo tipo cheddar, queijo provolone, queijo mussarela, queijo prato, gema de ovo, margarina, manteiga, frituras em geral, massas tipos empadões, etc.

Elimine ou diminua os alimentos produtores de VLDL.

Açúcar, doce, biscoito, bombom, achocolatado, creme doce, confeitaria doce ou salgada, massa recheada, pão branco, etc.

Aumente o consumo de alimentos produtores de colesterol bom HDL e alimentos fontes de ômega 3.

Peixes como atum, salmão, sardinha, azeite de oliva, castanha do Pará, nozes, semente de linhaça e abacate.

Aumente o consumo de alimentos fontes de fibras solúveis e insolúveis.

Frutas como maçã, pera, ameixa, goiaba, mamão, laranja com bagaço, manga, uva com casca e tomate.

Hortaliças: cenoura, moranga, vagem, couve flor, brócolis e repolho.

Leguminosas: feijões brancos, soja e leite de soja.

Cereais e pães integrais: aveia, gérmen de trigo e pães integrais light.

Preferencie os laticínios light ou desnatado.

Leite desnatado, iogurte light, queijo tipo cottage e margarina.

Evite ou diminua os alimentos fontes de sal.

Sal, alimentos enlatados, presuntos, apresuntados e azeitonas.

Controle seu peso.

Alie a prática de exercícios físicos a uma dieta de baixa caloria.

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