Dia Mundial da Saúde: mente saudável

O Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde.E todo ano, a Organização cria um tema para destacar os cuidados para manter uma vida saudável, o de 2017 é a depressão.

Considerada o mal do século XXI, a depressão é um distúrbio crônico (diferente da tristeza ocasional) caracterizado pela alteração do humor, capaz de causar inúmeros sintomas, sendo os mais conhecidos a profunda e prolongada tristeza, visão negativa e pessimista da vida, sentimento de desamparo e baixa autoestima. Ela tem muito da pressão da vida moderna, da corrida pela informação, que caracteriza a convivência social baseada nas mídias e tecnologias que invadem nossa rotina, bem como a exigência por posição, produção e adequação social.

Mas,como qualquer doença, o principal meio de evitá-la é a prevenção. Uma boa saúde mental precisa ser cuidada dia a dia. Aqui vão algumas dicas que tanto valem para evitar a depressão, quanto para ajudar sua rotina a ser mais produtiva, alegre e socialmente saudável.

Mídias e tecnologias

Não se deixe escravizar pelo seu celular. Tire algumas horas por dia só para não fazer nada, ler um bom livro, estar com os amigos (off line). Desconecte-se.

Não permita que o diminuam

O bullying é uma dificuldade pela qual a maioria das pessoas passa – geralmente durante a infância e a adolescência. Mas, hoje, está presente na rotina de trabalho, familiar e afeta qualquer pessoas em qualquer idade, ou condição física, que se deixa levar por ataques mau intencionados ou críticas alheias constantes. Saia dessa! Conheça seus defeitos. Lide com eles com positivismo e bom humor e assim vai neutralize as críticas e elas não poderão afetá-lo. Vai ficar mal quem tenta te derrubar, pode ter certeza.

Pratique exercícios

“Mens sana in corpore sano”. Não há verdade maior. Um corpo sadio, tem que abrigar uma mente saudável. O contrário também ajuda muito. Pratique alguma atividade física, no seu ritmo, no seu tempo, pois o sedentarismo é uma porta aberta para a depressão. Fuja disso!

Não procrastine

Empurrar as coisas com a barriga, às vezes, é quase automático, mas esse hábito não é saudável. Procrastinar é deixar para depois, é enrolar, é pensar “ainda tem tempo” a todo o momento. Não interessa se você está evitando fazer alguma tarefa porque não gosta da ideia ou porque a tarefa é chata. Ela precisa ser feita, não interessa se não nos agrada. Então se você tem que fazer alguma coisa, simplesmente vá e faça. 

 

Tenha relacionamentos saudáveis

Na esfera do trabalho, do romance, familiar ou na balada, se a relação com ou outro não te agrega, não te faz feliz, não te completa, em algum momento ela vai te fazer mal. Nem sempre cortar a relação é possível, mas sempre é possível melhorá-la. Diálogo, franqueza e interesse são atitudes mútuas em qualquer relacionamento. Pratique isso!

A lista ainda pode se estender muito, basta prestar atenção aos aspectos da sua rotina:

. Durma mais e melhor

. Alimente-se bem e de forma saudável

. Sorria muito e não leve a vida tão a sério. 

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