Dia Mundial de Combate à Aids

Aids é a doença infecto-contagiosa causada pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus ou Vírus da Imunodeficiência Humana). Caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas advindos da perda progressiva da imunidade e quanto mais progride, maior o comprometimento do sistema imunológico e da capacidade de o portador defender-se de infecções.

Sintomas

Os sintomas iniciais podem ser leves, parecendo um mal estar passageiro. Ao ganharem intensidade, parecem-se com os de outras viroses, variando de acordo com a resposta imunológica de que cada indivíduo. Sendo os sintomas mais comuns: febre constante, manchas na pele (sarcoma de Kaposi), calafrios, ínguas, dores de cabeça, de garganta e dores musculares, que surgem de 2 a 4 semanas após a pessoa contrair o vírus.

Em fases avançadas, é comum o aparecimento de doenças oportunistas como tuberculose, pneumonia, meningite, toxoplasmose, candidíase etc.

Transmissão

O vírus HIV sobrevive em ambiente externo por poucos minutos e sua transmissão depende do contato com as mucosas ou com alguma área ferida do corpo.

A AIDS não é transmitida por suor, beijo, alicates de unha, lâminas de barbear, uso de banheiros públicos, picadas de mosquitos ou qualquer outro meio que não envolva penetração sexual desprotegida, uso de agulhas ou produtos sanguíneos infectados. Os pesquisadores ainda não sabem se sexo oral é capaz de transmitir a síndrome. Há, porém, descrição de pessoas que se infectaram ao engolir esperma.

Mas pode ser transmitida da mãe infectada para o feto durante a gestação e o parto.

Prevenção

O uso da camisinha nas relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenção da AIDS. Também é imprescindível usar somente seringas descartáveis.

Gestantes devem obrigatoriamente fazer o teste de HIV durante o pré-natal. Se estiverem infectadas, é fundamental iniciar logo o tratamento a fim de evitar que o vírus seja transmitido para o feto. Hoje, é perfeitamente possível para uma mulher infectada engravidar e dar à luz um bebê livre do vírus.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2