Disfagia: uma atenção fundamental na assistência

O dia 20 de março lembra a importância do tratamento da disfagia, com um dia nacional de atenção. Mas o tema merece cuidados não só com a alimentação na rotina diária, ele é fundamental no processo de assistência nas insituições de saúde. O Hospital Monte Sinai foi um dos primeiros da região a oferecer um Serviço de Fonoaudiologia implantado de forma sistemática no tratamento multidisciplinar de seus pacientes. Atuando com equipe de sobreaviso 24 horas, as especialistas realizam atendimento aos pacientes das unidades fechadas (UTI Adulta, UTI Neonatal e Unidade Coronariana) e aos pacientes internados nos apartamentos e enfermaria.

A equipe de Fonoaudiologia do Monte Sinai atua de forma completa e humanizada no diagnóstico, monitoramento e tratamento dos distúrbios da deglutição. Com o princípio de realizar uma assistência global ao paciente internado, a equipe multidisciplinar conta com o fonoaudiólogo no processo de decanulação (retirada da cânula de traqueotomia) dos pacientes e no acompanhamento de seus processos de deglutição.

Um dos principais objetivos da atuação do fonoaudiólogo no ambiente hospitalar é viabilizar a alimentação por via oral de forma segura, ou na impossibilidade de manutenção da via oral, a indicação da via alternativa de alimentação - sonda nasoenteral, gastrostomia ou jejunostomia. A abordagem deste profissional é fundamental, principalmente em pacientes graves, como nos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), traumas encefálicos, bebês prematuros ou qualquer outra patologia que traga comprometimento da deglutição, fala, voz ou linguagem.

O apoio do Serviço de Fonoaudiologia do Monte Sinai também é fundamental na UTI Neonatal, para que o bebê que ainda não pode ser amamentado pela mãe, mantenha condições de alimentação adequadas, recomendando a forma correta de administração do alimento, seja por via alternativa ou oral, seja para a administração do alimento pela equipe de enfermagem (com uso de copo, colher, mamadeira ou outros). As fonoaudiólogas do Hospital também trabalham na orientação aos pais, informando a abordagem da equipe nos cuidados para a alimentação e acolhendo as dúvidas no período de internação do bebê, sobre amamentação, sucção ou outras questões até o momento da alta. 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2