Endometriose: mês de alerta sobre sintomas e tratamento

A endometriose é um problema mais comum entre as mulheres do que se imagina. Ela se manifesta logo após a primeira menstruação, mas normalmente é diagnosticada na idade adulta, entre 20 e 30 anos, e pode afetar a fertilidade feminina. Muitas mulheres só descobrem a doença ao buscar diagnóstico depois de tentar engravidar sem sucesso. Cerca de 50% das mulheres com endometriose podem ter problemas com infertilidade.

Tipos

  • Endometriose superficial: costuma atingir o peritônio, que é um tecido que envolve os órgãos da cavidade abdominal e pélvica. Aa lesões são pequenas e não provocam alterações anatômicas nos órgãos da região pélvica.
  • Endometriose ovariana: é aquela que atinge os ovários, geralmente causada pela formação de cistos.
  • Endometriose profunda: ocorre quando os focos da doença atingem a parede de um órgão com mais de 5mm de tamanho. Dependendo da gravidade, pode ser necessária cirurgia imediata.
  • Endometriose de parede: atinge a parede abdominal, formando nódulos que costumam causar mais incômodos no período menstrual.

Os motivos pelos quais as células endometriais crescem fora do útero são uma incógnita. Existem várias teorias que poderiam explicar as causas da endometriose: fatores genéticos, fatores hormonais, disseminação de células pelo sistema linfático, resquícios de células embrionárias, entre outras. A teoria mais aceita é a da menstruação retrógrada. Nesta situação, o sangue que reflui através das trompas uterinas durante a menstruação se implanta nas localizações mencionadas.

Os sintomas mais comuns são cólica menstrual intensa, progressiva e incapacitante, dor durante o ato sexual e infertilidade. Algumas mulheres apresentam também alterações urinárias (dor ao urinar durante a menstruação) e alterações intestinais (dor ao evacuar, muco ou sangue nas fezes durante a menstruação).

Para saber mais sobre diagnóstico e tratamento, clique aqui e leia entrevista com dr. Josélio Vitoi Rosa.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2