Especialistas recomendam adaptar-se com antecedência ao horário de verão

Uma semana é um tempo razoável para o organismo se adaptar ao horário de verão. Se não é o seu caso, procure seguir algumas dicas dos especialistas.

Ter sono no período noturno é intuitivo para o organismo e, mesmo sendo só de uma hora a diferença imposta pelo horário de verão, o relógio biológico de algumas pessoas pode demorar a se adaptar. Pois, jantar com a luz do sol ou acordar com o dia começando a clarear não é habitual para a maioria das pessoas.

Algumas alterações da disposição diária, como dor de cabeça, mau humor, falta de apetite, irritabilidade, cansaço e dificuldade para dormir podem acontecer nos primeiros dias, mas em geral com uma semana a maioria das pessoas já está adaptada.

Fatores individuais levam alguns a se adaptarem em dois dias, mas quem acorda muito cedo pode precisar de uma quinzena para se acostumar. Quem demora muito e tem predisposição a não gostar da mudança, deve tentar buscar soluções para conviver com o novo horário e até deve buscar ajuda de um especialista.

Mas veja as dicas que podem ajudar a melhorar sua disposição e fazer você viver com boa disposição os próximos quatro meses:

. Tente recuperar o padrão de sono habitual, procure dormir no mesmo horário de antes para manter as horas de vigília a que está acostumado;

. Pratique exercícios: no ritmo que estava acostumado antes, ou introduza devagar uma atividade. Em qualquer época do ano ou fase da vida, exercícios vão ajudar a melhorar sua qualidade de vida;

. Atenção à alimentação, principalmente evite comer mais tarde do que sua rotina anterior;

. Evite fumar cigarro à noite. Bebidas com cafeína (refrigerantes, café e achocolatados) e álcool também pioram a qualidade do sono.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2