Higienização das mãos, prática simples e fundamental

Atualmente, programas que enfocam a Segurança do Paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema da higiene das mãos. O Monte Sinai desenvolve o programa internamente, dispõe de um Núcleo que trata da questão em todos os seus princípios e trabalha os seis protocolos básicos do Ministério da Saúde, tendo iniciado uma campanha para cada um deles. Maio é a vez da Higienização das Mãos. 
Embora a higiene das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde, colocá-la em prática ainda é um desafio. Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higiene das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente. 
Dessa forma, é necessária uma especial atenção de gestores, administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização do profissional de saúde à questão.
Todos devem estar conscientes da importância da higiene das mãos na assistência à saúde para a segurança e qualidade do cuidado prestado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos em serviços de saúde para combater a resistência microbiana aos antimicrobianos.
Em 2017, o tema da Campanha mundial Salve vidas: higienize suas Mãos, estimulado pela OMS e apoiado pela Anvisa é  Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2