Hipertensão arterial: doença silenciosa que afeta 25% dos brasileiros

Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é uma doença crônica que apresenta níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. É caracterizada quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A doença tem base genética, mas obesidade, estresse, uso exagerado de sal alimentar e envelhecimento estão intimamente associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade, por exemplo, podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença.

Apesar de ser uma ocorrência grave, muitas pessoas não percebem que estão em risco de ter pressão alta. Alguns deles podem surpreender você. 

Confira os fatores de risco para hipertensão:

Histórico familiar
Se os seus pais ou algum parente próximo têm ou tinham pressão alta, você está também tem risco de ter o problema. É prudente pesquisar a história médica de sua família, para descobrir se a pressão arterial elevada aparece na família.

Idade avançada
Na medida em que as pessoas envelhecem, passam a ter risco aumentado para hipertensão e doenças cardiovasculares. Isso porque os vasos sanguíneos perdem a flexibilidade com o envelhecimento, o que gera a uma pressão crescente sobre o sistema cardiovascular do corpo. 

Gênero
Os homens são mais propensos do que as mulheres a ter pressão arterial elevada até os 45 anos. Entre as idades de 45 a 50 e 55 a 64, o risco de pressão alta  é quase o mesmo para homens e mulheres. Depois dos 64, as mulheres são muito mais propensas do que os homens a ter pressão arterial elevada.

Sedentarismo
Passar muito tempo sentado na mesa do escritório ou no sofá de casa aumentam muito o risco de pressão alta. Fazer exercícios regularmente é uma forma natural de reduzí-la.

Comer muito sal
O sal faz com que o corpo retenha líquido e isso pode aumentar a carga sobre o coração, ampliando o risco de pressão arterial elevada. O melhor é manter a ingestão de sódio em até 1.500 miligramas por dia.

Ser gordo ou obeso
Preste atenção ao seu peso. Sempre. Se você estiver com sobrepeso, perder de quatro a nove quilos já pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Beber demais
O consumo regular e abusivo de álcool pode levar hipertensão, além de causar insuficiência cardíaca, AVC e batimentos cardíacos irregulares. Se você bebe álcool, limite o consumo a não mais que dois drinques por dia para homens e um por dia para mulheres.

Fonte: Saúde - iG @ https://saude.ig.com.br/minhasaude/2012-05-17/7-fatores-de-risco-para-hipertensao-que-podem-surpreender-voce.html
 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2