Já executou seus planos para 2016? Primeiro planeje sua saúde e o resto vai acontecer

Todo início de ano novo inspira novas metas e novos hábitos. Se você já venceu as primeiras segundas-feiras de janeiro e ainda está decidindo como por em prática seu planejamento e listas de objetivos, reinicie com um foco novo hoje mesmo: planos para manter uma boa saúde. O restante vem junto...

Então, comece esta nova lista especial, com a meta de melhorar sua saúde. Estabeleça hábitos simples, sem inventar dificuldades e com metas que possa cumprir dentro da sua rotina. Desdobre sua lista da SAÚDE em outra, para adequá-la à sua agenda semanal. Para isso, a primeira dica é EQUILÍBRIO. Não exagere para não desanimar. Se falhou parte do plano, recomece ou compense, mas não desista.

Para ter hábitos saudáveis a chave é harmonizar o que você ingere, com a prática de exercícios e se prevenir. Uma sugestão é começar pela ingestão de água (muita água). Para manter o seu metabolismo funcionando bem e evitar doenças, a sugestão dos médicos é 50 ml de água para cada quilo corporal por dia. Se sua conta chegar a 3 litros por dia, tente tomar 1 litro pela manhã, 1,5 à tarde e meio à noite. Como? Encaixe na sua rotina uma garrafinha de água na mesa, se trabalha sentado. Espalhe outras pela casa, se sua rotina é doméstica ou de home office, ou ande com uma garrafa se atua mais em trânsito. Sempre aceite um copo d´água se lhe oferecerem, independente de estar com sede.

 

“Você é o que você come”... (sem gracinhas de “memes” da internet). Escolha melhor os tipos de alimento, coma de três em três horas. Se ficar muito tempo sem comer, seu cérebro entende que vai ter que reter o máximo de energia do alimento que “aparecer”, em forma de gordura. Organize sua alimentação diária, sem pular as refeições mais básicas (café, almoço e jantar) e inclua lanches na bolsa, nas gavetas do escritório, faça uma “marmitinha leve” para suprir os intervalos das principais refeições. Vale lembrar: frutas e fibras sempre. Escolha alguns alimentos práticos: barrinha de cereal, castanhas e similares, iogurte. Quanto menos açúcar, gordura e quantidade você conseguir manter nestes intervalos, melhor.

 

Encontre um jeito de se exercitar de forma rotineira, senão o coração vai ter que fazer todo o trabalho para garantir uma circulação sanguínea adequada, e você vai sobrecarregá-lo. Pense na sua agenda semanal e encaixe os exercícios nela. Academia, caminhada, exercícios em casa... Mas para qualquer escolha que fizer, pense em regularidade. Nunca passe mais de 48 horas sem se exercitar. E o mais importante: busque orientação. Procure um médico primeiro, um profissional de educação física depois e mesmo que siga “carreira solo” na caminhada ou corrida, avalie sua condição física e (de novo) não exagere. Isso é para os atuais sedentários, quem já se exercita, pode criar novas metas. De qualquer forma, quem se mexe mais, melhora também o humor, detalhe fundamental para ser saudável. 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2