Maio Roxo: saiba o que é Doença Inflamatória Intestinal (DII)

Problemas intestinais recorrentes, incluindo diarreia, dores e cólicas abdominais, perda de apetite e perda de peso, febre e fadiga podem ser indicativos de doença inflamatória intestinal. No mundo todo, um movimento de alerta a estes sintomas foram chamados de Maio Roxo, para lembrar a importância da doença inflamatória intestinal (DII). Indivíduos com DII podem sofrer de sintomas episódicos ou persistentes que dificultam a realização das atividades cotidianas. As formas mais comuns de DII são a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Para falar do assunto, o coloproctologista e cirurgião geral do Corpo Clínico do Hospital Monte Sinai, João Fraga, deu entrevista, recentemente, à rádio CBN Juiz de Fora, no programa Pergunte ao Doutor.

Ele explica que as doenças ainda têm causas obscuras, mas sabidamente genética, em geral tem como desencadeante fator ambiental ou alimentar. Provoca sintomas como sangramento, diarreia, dor abdominal e perda de peso. Não há idade específica para se manifestar, mas há grande incidência em dois picos etários, no adulto jovem, 27 a  30 anos e próximo dos 50 anos.

Não há sinais de alerta exclusivos da DII, os sintomas citados devem levar o paciente ao especialista, gastro ou coloproctologista, para diagnóstico mais preciso. O tratamento varia conforme o grau de gravidade da doença, a localização – intestino grosso e/ou delgado. Pode até ser cirúrgico em casos muito específicos, mas o médico é que vai encaminhar o controle.

E ele fala que controle é a palavra-chave, pois a questão de cura não se aplica. Como é uma doença crônica que demanda acompanhamento contínuo, vai permitir ser uma doença tratável, mas em geral, o paciente consegue boa qualidade de vida, com controle dos sintomas através de medicamentos específicos e dieta.

Ouça a entrevista completa clicando AQUI.

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2