Nutrição do Monte Sinai destaca cuidados para evitar quadro de gastroenterite no verão

Cuidados com a higiene e a alimentação nunca são demais nesta época do ano e podem afastar problemas digestivos sérios, como a gastroenterite, alertou o nutricionista Augusto Gonzalez Martinez.

A gastroenterite é uma inflamação do trato digestivo que pode provocar sintomas como vômitos, diarreia, dores abdominais, fraqueza, febre e desidratação. No verão a incidência de doenças como essa aumenta e, em determinados casos pode, inclusive, gerar uma internação hospitalar. 

Confira importantes medidas oferecidas pelo Setor de Nutrição do Hospital Monte Sinai para prevenir e fortalecer seu organismo contra esta doença:

 

  1. Consumir alimentos prebióticos. São alimentos que tem a capacidade de fortalecer a flora intestinal. Entre elas estão: aveia, frutas, verduras feijões, ervilhas, lentilhas e alimentos integrais.
  2. Consumir alimentos probióticos. São alimentos que tem a capacidade de aumentar ou criar a flora intestinal saudável. Entre elas estão os diversos iogurtes e leites fermentados.
  3. Manter o consumo de água permanente. Hidrate-se sempre com água. E sempre que possível faça uso também de isotônicos, soro caseiro, água de coco e suco de frutas.

 

Augusto ressaltou que nesta época do ano, os alimentos estragam mais facilmente. Entre eles, citou alimentos feitos à base de maionese e carnes malpassadas. A recomendação é que sejam evitados alimentos sem refrigeração adequada e alimentos quentes tipo salgados fora da estufa.

Isso se aplica, em especial, a alimentos feitos na rua ou que tenham sido manipulados ou conservados de forma inadequada como também de forma inadvertida na nossa própria casa. "São fatores de risco. A segurança alimentar é fundamental para evitar esses quadros de gastroenterite, seja por vírus ou bactérias", explica o nutricionista.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2