Ovo é alternativa para reposição de nutrientes durante a Quaresma

Durante a Quaresma, muitas pessoas aumentam o consumo de ovos com o objetivo de manter a ingestão de proteína no período em que não irão consumir a carne vermelha.

Tanto as carnes vermelhas, quanto as brancas têm grande importância na pirâmide alimentar devido ao seu substrato proteico, formado não só por proteína, que participa diretamente na renovação das nossas células e tecidos, como também compostos de vitaminas como B e B12 e outras substâncias responsáveis por produzir células de defesa. 

A falta de proteínas de origem animal, como a carne, pode levar a pessoa à perda da sua defesa e, em longo prazo, resultar em deficiências nutricionais como a anemia.

A substituição da carne por ovo deve ser feita com equilíbrio e não se recomenda por um longo período. Se possível, consumir no máximo quatro ovos por semana, em razão do alto conteúdo de colesterol e gordura saturada deste alimento.

A substituição de carne por queijo também não é recomendável por longo período, devido à deficiência das vitaminas do complexo B neste alimento, assim como o mineral ferro, importante na prevenção da anemia e formação de tecido muscular.

A utilização de feijões, ervilhas, lentilhas e outras leguminosas combinadas com arroz é uma alternativa paliativa de substituição da proteína animal, não sendo recomendável como única fonte de proteína por longo prazo.

O Serviço de Nutrição orienta manter equilíbrio nas refeições utilizando todas as fontes de proteína citadas sem priorizar somente uma única fonte de proteína. 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2