Pressão e dislipidemia sob controle pela saúde do Coração

A Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) escolheu o dia 29 de setembro para celebrar mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000. Seu objetivo é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doença da tireoide. 

A Cardiologista do Corpo Clínico do Monte Sinai, Marselha Barral , especialista em ecocardiografia, falou ao Programa Pergunte ao Doutor, da rádio CBN Juiz de Fora neste Setembro Vermelho, sobre a importância do controle e os parâmetros ideais de dois destes fatores, dislipidemia e pressão arterial.

Pressão arterial

“As duas doenças muito frequentes em toda a população e precisam de controle para evitar prejuízos ao coração”, enfatiza Dra. Marselha. A chamada pressão alta é assim considerada quando a aferição da máxima é igual ou maior que 14 e da mínima, igual ou maior que 9. Sendo que quem já teve, infarto, derrame, doença rena lou diabetes corre maior risco de ter outras doenças cardiovasculares.

O parâmetro da Pressão Arterial, referendado mês passado pelo Congresso Europeu de Cardiologia, na Alemanha, definiu a diretriz em 12/8 como ideal para qualquer pessoa em qualquer idade. “Em alguns casos, precisamos ser agressivos para equilibrar neste padrão, pois menor que isso é prejudicial, porque a pessoa tem risco de desmaio, irrigação ruim para os órgãos e, por isso, a meta é ficar próximo dos 12/8.

Medicamentos ajudam no controle da pressão, mas Marselha é enfática em não se utilizar automedicação. “Pois há um remédio adequado para cada pessoa, conforme idade, raça e outras variáveis. A dose e o tipo de medicação precisa ser determinada pelo cardiologista ou nefrologista.

Colesterol bom x ruim

Já o colesterol é um tipo de gordura que está presente naturalmente no organismo. O LDL é o colesterol ruim e o HDL é o bom, sendo este, o que nos protege contra doenças cardíacas.

A meta é que toda população tenha o HDL, no mínimo, maior que 50, e o ideal é que seja maior que 65. Já o LDL, tem uma meta diferente para cada pessoa. “Quando vêem seus resultados laboratoriais, os pacientes têm nos questionados quanto a uma classificação por alto risco. Por exemplo, alto risco < que 70, LDL normal; muito alto risco, ideal é menor que 50. Isto quer dizer que, se a pessoa já  tem diabetes, já teve infarto, tem doença renal estabelecida, no mínimo  seu  LDL deve ser menor que 50. Se tem predisposição  por herança ou fuma, ou o outro fator que possa aumentar seu  risco de doença cardíaca, seu LDL ideal é menor que 100. Para cada perfil de paciente,há  uma meta de LDL. Pode-se adquirir esta meta só com dieta ou com uso de medicamento”, explica a cardiologista.

LDL alto, nunca é bom. HDL maior que 65, protege o coração, resume Dra. Marselha. Ela lembra ainda que o fator genético, sem dúvida, influencia. “Há crianças que nascem com colesterol ruim alto, até com placas de gordura. Quem tem hereditariedade precisa se prevenir ainda mais”, reforça.

Prevenção

Dieta equilibrada, especialmente, é a maior fonte da prevenção, evitar comidas gordurosas, especialmente o famoso tira-gosto. Atividade física também é muito importante, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.

Ouça a entrevista de dra. Marselha Barral na íntegra clicando AQUI

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2