Saiba a importância da Vacina BCG

Por que “comemorar” o dia de uma vacina? O motivo de uma data para lembrar a BCG não é tanto por ela em si, mas pela importância de imunizar as crianças e ficar atento ao Calendário Básico de Vacinação. 1º de julho é considerado o Dia da Vacina BCG, então vamos falar um pouco dela, uma das primeiras a serem recebidas pelos bebês, que, preferencialmente, deve ser aplicada ainda na Maternidade. No caso do Monte Sinai, o Berçário recebe diariamente a visita de uma funcionária da Secretária de Saúde que faz a imunização gratuitamente, valendo a regra para todas as maternidades da cidade, públicas e privadas. Por isso, o bebê tem alta com um cartão de vacinação fornecido pelo sistema público.

BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é uma vacina contra a tuberculose, uma doença infectocontagiosa que ataca principalmente os pulmões, porém pode ocorrer em outros órgãos. A vacina foi desenvolvida por Camille Guérin e Albert Calmette, em Paris e começou a ser produzida em 1921. Inicialmente, a BCG era administrada oralmente, somente a partir de 1968 que começou a ser aplicada via intradérmica no Brasil, onde por força de lei é obrigatória para todas as crianças menores de 1 ano de idade. Porém, por recomendação do Ministério da Saúde, elas devem ser revacinadas quando atingirem a idade escolar (6 ou 7 anos) por prevenção de uma infecção.. Ela é injetada no braço direito da criança, na parte inferior de uma região chamada de deltoideana. Ela serve como preventivo não só das formas graves da tuberculose, como também da tuberculose miliar e da meningite tuberculosa.

Ao levar seu bebê para casa, as mães devem acompanhar a citatrização. Pois, após a aplicação da vacina, surge uma pequena lesão, que inicialmente se apresenta como uma mancha arroxeada e dá origem a uma pápula, que é uma elevação sólida da pele. Após cerca de um mês, a pápula regride e origina uma úlcera, que origina uma cicatriz (observe o seu braço direito). Caso a lesão fique muito grande e com grande quantidade de pus, é necessário procurar o médico.

https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1498826889303Para os recém-nascidos receberem a vacina, eles devem apresentar um peso igual ou maior que 2kg e estar em perfeitas condições de saúde. A BCG não é recomendada em casos de imunodeficiências, peso inferior a 2 kg, desnutrição, febre, tratamento com corticoides ou doenças crônicas. Após a vacinação, são poucos os relatos de efeitos adversos. Estudos indicam que as crianças que não foram vacinadas no início da vida podem e devem receber a vacina durante a idade escolar.

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2