Semana da Amamentação: dicas sobre alimentação

Sempre na primeira semana de agosto, pelo 25º ano consecutivo, muitos países realizam a Semana Mundial de Amamentação, utilizando o direcionamento da Rede Internacional em Defesa do direito de Amamentar com campanha ampla e sempre com novo tema. Mesmo assim, são comuns os tabus e dúvidas, especialmente para as mães de primeira viagem. Para esclarecer algumas questões, selecionamos algumas visões de especialistas sobre aleitamento materno, vamos falar sobre alimentação.

Veja também o tema numa das áreas mais acessadas no site do Hospital http://www.hospitalmontesinai.com.br/bercario/os-10-passos-para-amamentacao-correta.
 
Qual a dieta mais recomendada no período?

Não há um cardápio pré-determinado. O ideal é que a mãe se alimente da maneira mais saudável possível, dedicando especial atenção aos líquidos e fazendo várias refeições balanceadas ao longo do dia. Deve comer cinco ou seis vezes ao dia e investir em frutas e fibras, além de não abusar dos doces.
 
Existem restrições alimentares?

Não há alimento proibido para a nutriz - nome dado à mãe que amamenta. Se houver alguma reação negativa do bebê em aleitamento materno exclusivo, aí pode-se suspeitar de sensibilidade ou alergia alimentar a alguma substância que a mulher tenha ingerido. Os mais comuns são leite de vaca, castanhas (como o amendoim), frutos do mar e carne de porco. Antes de eliminar os itens do cardápio, é preciso que o médico constate a ligação entre eles e as cólicas do bebê. Mas o álcool deve ser evitado e fontes de cafeína precisam ser consumidas com moderação.

 

Regimes e dietas - Cortar calorias é perigoso, já que o organismo precisa de muita energia para produzir o leite materno. Dietas rigorosas nessa fase podem implicar em perda de massa magra, ou seja, músculos e energia. Estima-se que, durante a amamentação, as mulheres precisam de 20% a mais de calorias do que as necessárias em outra fase da vida. Isso significa o total médio de 2,4 mil calorias diárias. Com uma alimentação saudável, o ato de amamentar fará você voltar ao seu peso normal gradualmente. Se não acontecer, basta aliar à dieta saudável, exercícios físicos. O ideal é esperar 30 a 40 dias após o nascimento do bebê, e é bom começar por uma caminhada de 60 a 90 minutos por dia. Mas informe seu médico sobre as atividades que pratica. Em geral, a partir de 90 dias, os esportes estão liberados. Atletas têm recomendações especiais, devem ser orientadas por especialistas.

 
Adoçantes e outros alimentos light e diet - Não existe consenso sobre os malefícios desses produtos para a saúde da criança. Porém, como diversas pesquisas apontam nessa direção, a recomendação dos médicos é fazer um uso leve ou moderado das substâncias. O melhor é usar açúcar, mas em menor quantidade.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2