Semana do Trânsito: oxigenoterapia é um procedimento aliado no tratamento de lesões e fraturas graves

Na Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, ações e atividades educativas são realizadas com objetivo de conscientizar crianças e adultos para mudança de atitude no trânsito e tentar frear o aumento expressivo do número de vítimas. Mas quando o acidente é um fato e, geralmente com fraturas e traumas graves, todos os recursos devem ser utilizados para a recuperação do paciente.

A Medicina Hiperbárica é arsenal importante no tratamento de problemas como este e o Complexo Monte Sinai já disponibiliza o procedimento da oxigenoterapia hiperbárica para seus pacientes, com a primeira unidade deste tipo na região, instalada no Centro Médico Monte Sinai. Entre seus principais benefícios estão a cicatrização mais rápida e com menores perdas teciduais (lesões agudas ou crônicas com inflação, infecção, isquemia, necrose ou alterações imunológicas), além do aumento da oxigenação local maximizando os benefícios das demais medidas terapêuticas.

Por ser um procedimento previsto no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o mesmo deveria estar disponível em todos os planos de saúde. A oxigenoterapia hiperbárica consiste na inalação de oxigênio a 100%, numa pressão superior a da atmosfera. Para isso, o paciente precisa ficar dentro de uma câmara hiperbárica, um equipamento médico fechado, em formato cilíndrico. As câmaras hiperbáricas individuais (monopaciente) possuem janelas de acrílico que permitem ao paciente assistir televisão e visualizar o exterior, minimizando a sensação de desconforto que as pessoas podem ter em ambientes fechados. Elas também garantem a privacidade e resguardam a individualidade do paciente, além de permitirem comunicação direta com o exterior, através de equipamento de áudio.

E dentre os vários benefícios que o tratamento oferece, destaca-se sua eficiência para os pacientes que sofrem traumas de acidente de trânsito, já que ele pode aumentar em até 20 vezes o volume de oxigênio transportado pelo sangue. Os traumas mais comuns entre pessoas atropeladas e acidentadas em automóveis estão fraturas de membros, fraturas expostas, esmagamentos, traumatismo cranioencefálico, lesões com perda de substância cutânea e infecções secundárias, sendo que em todos estes casos a oxigenoterapia hiperbárica age tanto no combate a ostemielites e infecções, quanto na prevenção dessas infecções pós-trauma.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2