Simpatectomia Torácica e Lombar combate o suor excessivo, chamado de hiperidrose

Hiperidrose primária é um distúrbio caracterizado pelo suor intenso geralmente nas mãos, face, axilas e nos pés. É uma doença comum e pouco compreendida, frequentemente acentuada por estresse emocional ou fatores psicológicos. Para tratamento é feita, conforme o caso e a indicação médica, a cirurgia de simpatectomia, podendo ser torácica (para eliminar o suor excessivo das mãos, rosto e axilas) ou lombar (para os pés). 

O que é?

 

A Hiperidrose é uma desordem caracterizada por suor excessivo e que afeta aproximadamente de 1% a 2% da população. Estudos prospectivos controlados sugerem ser uma doença hereditária. Foram atestados casos de hiperidrose na família, entre 62% e 65% dos pacientes com a doença, e o risco de transmissão a algum filho gira em torno de 28% a 68%. A hiperidrose primária, em geral, se manifesta no início da adolescência ou até mesmo na infância, não ocorre durante o sono, e pode ser agravada por estímulos emocionais.

Para um correto diagnóstico, é fundamental buscar avaliação médica, pois existem opções clínicas para tratamentos de leve a moderado estado de hiperidrose.

Tratamento cirúrgico minimamente invasivo é realizado no Hospital Monte Sinai

A Simpatectomia por videotoracoscopia é indicada para distúrbios graves, onde o suor excessivo leva, por consequência, a uma condição angustiante, de difícil aceitação social além, é claro, de possíveis infecções cutâneas bacterianas e fúngicas desenvolvidas pela umidade constante, o que afeta a qualidade de vida. A umidade nas axilas leva, algumas vezes, a um odor incômodo chamado de bromidrose. Em parte dos pacientes operados o odor desaparece após primeira semana de pós-operatório.

O tratamento cirúrgico é feito nos gânglios nervosos simpáticos, que controlam funções involuntárias e são responsáveis pelo controle da vascularização e por produzir suor em determinadas partes do corpo. Os gânglios que controlam o suor das mãos, rosto e axilas estão localizados no tórax, enquanto os que controlam os pés estão na região lombar, por isso a diferenciação do procedimento para cada área do corpo.

Realizado no Hospital Monte Sinai por médicos altamente qualificados, trata-se de procedimento cirúrgico simples, guiado por imagens e, normalmente, com pouco tempo de duração. O período de internação também é curto e, na maioria dos casos, os pacientes são liberados de 12 à 18 horas após o procedimento. Sendo uma cirurgia de médio porte, que exige anestesia geral, a Simpatectomia possui eficácia em mais de 95% dos casos.

O efeito da cirurgia é evidente e pode ser observado imediatamente após sua realização. Ao despertar da anestesia, as mãos, axilas ou face já se apresentam quentes e secas. A melhora sobre o rubor facial será observada naquelas situações estressantes que previamente causavam tal efeito.

Durante as primeiras semanas ou meses após a operação, os pacientes poderão apresentar sensação de formigamento, que costumava preceder o suor e o rubor, mas sem que estes se manifestem.

Atenção: Ocasionalmente, entre o 3º e o 5º dia de pós-operatório o paciente poderá suar com a mesma intensidade de antes; porém este evento é transitório, ocorre em 15% a 25 % dos casos, duram até 24 horas e depois desaparecem na grande maioria dos casos.

A cirurgia pode ser realizada por convênios que cobrem este tipo de procedimento ou particular. É importante ressaltar que, como qualquer procedimento cirúrgico, podem existir complicações relacionadas à simpatectomia. O ideal é que o paciente esclareça todos os pontos com seu médico antes de optar por sua realização. 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2