Treino Funcional: saiba mais

Atletas participam de treino funcional para melhorar a saúde

O colesterol elevado é considerado a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame) isquêmico - AVC.  Para combatê-lo, a receita dieta saudável e exercícios é sempre recomendada. Inspirados na equipe de corridas dos Atletas Monte Sinai, vamos apresentar uma dica que está na moda: o treino funcional.

O grupo de atletas do hospital é amador mas os participantes sentiram falta de uma preparação física maior para caminhadas e corridas. Foi então que, em parceria com a Integrar - Consultoria e Assessoria em Saúde, a equipe agora conta com a consultoria e preparação física do estudante do sexto período de Educação Física Márcio Almeida de Freitas Soares, 29 anos, que cursa a faculdade no Instituto Metodista Granbery de Juiz de Fora.

De acordo com Márcio Soares o tipo de treino oferecido à equipe é uma mistura de workout (trabalho na rua - ao ar livre - os treinos acontecem na UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) e também de funcional, inspirado no treinamento militar, com muitos exercícios aeróbicos (que proporcionam o aumento da captação de oxigênio pelo organismo).

"O treinamento funcional melhora a resistência aeróbica, acelera o metabolismo, o coração, tem efeito vasodilatador melhorando e reduzindo o colesterol ruim. Além disso, o foco dessa atividade é o equilíbrio, coordenação motora, agilidade e melhoria da postura e integração entre o grupo", explica ele.

Nesse segundo semestre, a equipe de corridas teve o acréscimo de mais 10 atletas (da lista de espera), então no total serão 60 atletas nas provas de rua de Juiz de Fora. Vale lembrar que não é cobrado nenhum tipo de desempenho (performance) por ser um grupo amador e a intenção é manter esse perfil valorizando a saúde, o bem-estar e a melhoria do clima organizacional e integração entre os setores, administrativo, assistencial e corpo clínico. O instrutor Márcio promove também os aquecimentos antes das corridas para todo o grupo.

"Além dos movimentos, trabalhamos muito a questão emocional e psicológica de quem pratica treino funcional. Escutamos frases como "não vou conseguir, não sei fazer o exercício" e nossa atuação é justamente mostrar que as pessoas são capazes de acompanhar o treino dentro de suas particularidades. Até porque a intenção é não causar lesões. É uma satisfação acompanhar o crescimento e evolução deles ao longo dos treinos", finaliza ele. Essa prática começou em julho e vai completar 1 mês de atividades. A equipe de Atletas Monte Sinai tem mais de 1 ano de formação, com o patrocínio das inscrições de funcionários, médicos e enfermeiros nas corridas e realização de exames de diagnóstico, inclusive teste de esforço físico (cardiológico).

O projeto prevê a parceria com Laboratórios Bagó (com produtos Targus Lat e Bagó Sports, Cardiosin, Integrar - Consultoria e Assessoria em Saúde, Laboratório Monte Sinai, Saúde Sina).

PERFIL DO INSTRUTOR MÁRCIO SOARES

Desde pequeno competia em provas de natação, tem 2 anos de experiência em natação, ginástica e musculação na academia Potenza. Depois de graduado em Educação Física, pretende dar continuidade aos estudos de treino funcional e musculação pois se interessa pela parte biomecânica dos movimentos.
Entre em contato com Márcio pelo whatsapp (32) 98899-5366.
ou instagran @eu.marciosoares
 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2