Vitamina A e Betacaroteno contribuem para a saúde ocular

Monte Sinai

Todo mundo sabe que uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, proteínas e cálcio fornece condições para uma boa saúde do nosso organismo. Mas existem determinados nutrientes que são fundamentais para a saúde ocular, entre eles a Vitamina A e o Betacaroteno.
A vitamina A pertence ao grupo de vitaminas lipossolúveis e pode ser encontrada em duas fontes. Nos alimentos de origem animal está na forma de retinoides e, naqueles de origem vegetal, o nutriente está na forma de grupos de carotenoides, que inclui o betacaroteno. Essas substâncias serão convertidas em vitamina A.
A vitamina A age de diferentes maneiras no organismo. Este nutriente contribui para a boa visão, pois protege a córnea e também para a correta proliferação e diferenciação celular, por isso é importante para os processos de formação da pele.

Visão e Vitamina A

A vitamina A funciona diretamente na melhora da visão, principalmente noturna. Além desta função, também participa na formação da lágrima e lubrificação do olho, atuando como proteção contra infecção. A reposição de células e tecidos do olho também é beneficiada pela ação da vitamina A, garantindo a manutenção da boa visão.

Imunidade e Vitamina A

A vitamina A atua na melhora da defesa contra infecções, contribui no aumento de produção de anticorpos pelas células, participa no aumento dos linfócitos (células com a capacidade de defender o nosso corpo) e, por isso, contribui de forma geral para o aumento da imunidade do organismo.

Restauração e multiplicação de Células/Tecidos e Vitamina A

A vitamina A é necessária para manter a integridade e função das células da pele e das mucosas. Além disso, o nutriente age na reparação do epitélio da pele.

Betacaroteno (Provitamina A) e sua função antioxidante na prevenção de câncer

Os carotenoides são substâncias que se apresentam como pigmentos cuja cor varia do amarelo ao vermelho. Constituem-se em precursores da vitamina A, o que significa que se transformam em vitamina A em nosso organismo.
Essa transformação é feita em função dos níveis normais de vitamina A que cada indivíduo necessita, oferecendo, assim, segurança para evitar o excesso que poderia tornar-se prejudicial. A forma mais ativa de provitamina A é o betacaroteno, um poderoso antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres.
Pesquisas demonstram que o betacaroteno desempenha papel importante na prevenção de muitas doenças, inclusive câncer, por sua propriedade antioxidante, que neutraliza os radicais livres, os quais aceleram o envelhecimento das células.
Com isso, a ingestão de betacaroteno traz benefícios para os olhos, aumenta a imunidade, proporciona brilho aos cabelos, fortalece as unhas e acelera o metabolismo de gorduras.

Saiba a diferença entre a Vitamina A e Betacaroteno

Vitamina A: Conhecido com retinol, este nutriente está totalmente pronto para atuar em nosso corpo. Pode ser acumulado no organismo quando consumido em excesso ou quando é consumido via medicamentos sem controle. Este acúmulo pode ter efeito tóxico traduzido em dores de cabeça, cansaço, sonolência, descamação da pele, queda de cabelo, perda de apetite e dores intensa nos ossos e articulações.

Betacaroteno: Conhecido com provitamina A, será transformada pelo nosso organismo em Vitamina A. O betacaroteno também pode ser acumulado no organismo quando consumido em excesso ou quando é consumido via medicamentos sem controle. O seu acúmulo pode dar cor amarelada na pele, a qual desaparece quando retirada a fonte de consumo.

Segundo o Serviço de Nutrição do Hospital Monte Sinai, o ideal é combinar o consumo de alimentos fonte de vitamina A e também de betacaroteno. Por isso, preparamos algumas sugestões para compor a alimentação pensando em todos os benefícios promovidos por estes nutrientes.

 

Fontes alimentares de vitamina A

Alimentos:

Porção pronta para consumo:

Fígado de boi

100 gramas grelhadas

Dois ovos

-

Peixe tipo atum ou salmão

200 gramas

Bacalhau

100 gramas

Atenção! É recomendado, pelo menos, o consumo de uma das fontes semanalmente, não sendo necessária a ingestão de todos estes alimentos em um único dia.

 

Fontes alimentares de betacaroteno
Frutas de cor amarela ou vermelha ou verduras de cor verde escura.

Exemplos:

Porção pronta para consumo:

Mamão, manga, goiaba, caju maduro,
maracujá, caqui

100 gramas

Damasco seco

30 gramas

Cenoura, abobrinha, moranga

80 gramas

Couve, almeirão, acelga, brócolis, espinafre

30 gramas

Atenção! É recomendado, pelo menos, o consumo de uma das fontes diariamente, não sendo necessária a ingestão de todos estes alimentos em um único dia.

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2