AVCB: Complexo Hospitalar tem confirmação da segurança predial

A edificação do Complexo Hospitalar Monte Sinai está totalmente regular também em relação às exigências da legislação estadual quanto à Segurança Contra Incêndio e Pânico vigente. A liberação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, corporação responsável pela análise, vistoria e condução do cumprimento das exigências legais no Estado já foi entregue, pelas mãos do Comandante do 4º BBM Ten. Cel. Emerson Ramalho dos Santos, à diretoria do Monte Sinai, abrangendo não só o Hospital, mas também o Centro Médico Monte Sinai.
   Em razão da existência da passarela sobre a Avenida Presidente Itamar Franco ligando as duas edificações, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento de liberação entregue, só poderia ser emitido para os quase 70.000 m², área total que compõe a estrutura do hospital e dos dois blocos de clínicas e consultórios que formam o Complexo.
   Um grande time foi formado, onde se destacaram o empenho das equipes dos setores de Segurança do Trabalho, Manutenção Predial e Gerência Administrativa que foram responsáveis pela implantação das adequações dos vários de itens de segurança exigidos no processo. Foram anos de trabalho até conseguir concluir cada etapa, inovação e adequação da estrutura predial, em especial no Hospital. E de intenso trabalho no último ano com suporte da consultoria especializada da ENGSCIP. O Corpo de Bombeiros chancelou através da aprovação do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico todas as adequações necessárias ao redimensionamento de rotas de fuga, implantação de escadas de emergências pressurizadas, nova central de gás GLP e os diversos itens de segurança que compões todo o projeto. 
   A corporação realizou também a vistoria de todos os itens de segurança aprovados como extintores de incêndio, hidrantes, sinalização de emergência, saídas de emergência, iluminação de emergência, alarme de incêndio, detectores de incêndio, instalação de guarda-corpos e corrimãos.
   Ainda compôs a vistoria do Corpo de Bombeiros a exigência e conferência de toda parte documental de laudos técnicos e atestados específicos de: geradores de energia, vasos sob pressão (GLP e gases medicinais), composição de brigada de incêndio e outros exigidos para o funcionamento hospitalar e das clínicas do Centro Médico, especialmente os relacionados à ANVISA.

Dimensão da responsabilidade
  Só no Hospital Monte Sinai circulam diariamente cerca de 1.900 pessoas – entre pacientes, acompanhantes, visitantes, colaboradores, médicos e terceirizados - o que dá a dimensão da responsabilidade quanto à segurança predial. Além disso, o complexo somando as pessoas que trabalham e utilizam os serviços no Centro Médico Monte Sinai o volume de circulação já ultrapassa 6.000 pessoas/dia.


Da esquerda para a direita: O consultor Eng. Civil Sergio Giacomo (Proprietário da ENGCISP), que projetou e fiscalizou o processo ficando a implantação de todos os itens projetados sob o comando e responsabilidade do Síndico do Centro Médico, Dr. Emílio Assis, do diretor administrativo do Monte Sinai, Dr. Ricardo Campello, além de Ronaldo Tortorelli (Ger. Administrativo), Deusimar Tavares (supervisor de Manutenção) e de Marcelo Domith (Engenheiro de Segurança do Trabalho do Hospital Monte Sinai)

 

Hospital comemora trabalho de vários anos

   O Comandante da 4ª Brigada do Bombeiro Militar, Ten. Cel. Emerson fez questão de entregar nas mãos dos diretores do Monte Sinai, Ricardo Campello, diretor administrativo, e José Mariano Soares de Moraes, diretor-superintendente, o documento oficial, AVCB, com validade de cinco anos. Numa solenidade informal realizada no Hospital, no final de janeiro, ele destacou a importância que um documento destes representa como um atestado de segurança. 
   A direção do hospital, por sua vez, reiterou o zelo do Corpo de Bombeiros neste processo. Foram muitas visitas, ajustes e orientações com um rigor técnico que incentivou um empenho já conhecido da equipe do Monte Sinai, que enfrenta auditorias para acreditações há mais de 20 anos. José Mariano Moraes reforçou a preocupação da instituição com a segurança da assistência já comprovada nas constantes auditorias para manutenção de selos de qualidade, como o da Organização Nacional de Acreditação, em que o Monte Sinai foi pioneiro em Minas (ONA, em 2004) quanto internacional, que renova desde 2011. 
   “O aval da segurança predial da edificação, quanto a incêndio, pânico e adequações físicas era o único que faltava”, lembra Ricardo Campello, e foi, finalmente, obtido, dentro de rigorosa avaliação sob responsabilidade do Bombeiro Militar. A retidão e a dedicação à sociedade da corporação foram destacadas numa placa de homenagem entregue ao Comandante pelos diretores do Monte Sinai em nome de todo o hospital e do Centro Médico. 


Capitão BM Sant’Ana, José Carlos Cabalzar, José Mariano Soares de Moraes, Ten. Cel BM Emerson Ramalho dos Santos, Ricardo Campello, Ronaldo Tortorelli, Deusimar Tavares, 2º Sgto Guilherme, Sergio Giacomo, 2º Ten. BM Pereira e Gustavo Ramalho na entrega do AVCB

 

Números que surpreendem

  • 401 extintores de incêndio
  • 415 detectores de fumaça e calor
  • 187 acionadores de alarme de incêndio
  • 62 avisadores - tipo sonoro e visual
  • 109  hidrantes
  • 220 mangueiras para combate a incêndio
  • 109 esguichos
  • 05 detectores de gás
  • 49 portas corta fogo
  • 2730 placas de sinalização e orientação
  • 04 Centrais de alarme de incêndio

Além da Brigada de Emergência do hospital: composta por mais de 280 funcionários
 

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2