Doutores do Amor alegram rotina

Toda terça-feira um clima de alegria contagia a ala da UTI Neonatal do Hospital Monte Sinai. Dra. Miloca e Dr. Sol brincam e animam crianças e pais presentes. Os Doutores do Amor distribuem kits UTI, com materiais que estimulam os sentidos, como colares coloridos, lâmpadas mágicas, jogos de cores e sons e muitos sorrisos. Pacientes, funcionários, médicos e, especialmente os visitantes, todos se beneficiaram com o trabalho voluntário da ONG Doutores do Amor, que passou a visitar o hospital semanalmente, desde março.

Para aliviar o sofrimento de crianças internadas em uma UTI Neonatal, o Hospital Monte Sinai passou a acreditar neste recurso de humanização. A proposta é oferecer aos pacientes, mais confiança e bem estar. Para a coordenação da UTI Neonatal, a presença dos ?doutores? faz diferença no tratamento da criança. Com isso, reduz-se o medo dos procedimentos e aparelhos usados pelas enfermeiras, há um certo um alívio quando o profissional da saúde chega próximo e, além disso, os pais se sentem mais tranquilos, vendo que seus filhos estão mais acessíveis e calmos em relação ao tratamento. A visita coincide com outro projeto de humanização da Unidade, a visita de irmãos, e a equipe consegue perceber melhoras e mais integração refletidas na recuperação dos bebês internados.

ONG conta com respaldo da equipe

Até mesmo o trabalho dos funcionários é influenciado com a chegada da trupe. É uma grande festa sempre, destacam médicos do serviço. Todos passam a ver a importância de tornar o ambiente o mais humanizado possível para o sucesso do tratamento da criança.

Uma das enfermeiras destaca que a ONG quebra o clima tenso que normalmente, é encontrado no setor. De forma lúdica e com bastante irreverência, os palhaços melhoram a interação entre todos na UTI e ainda nos ensinam como fazer uma criança sorrir. ?Eles reproduzem a alegria, o amor e carinho com as crianças todos os dias e o atendimento é excelente, deixando nós pais mais tranquilos em deixá-los aqui?, diz uma das mães que acompanhou o trabalho da trupe durante a visita.

A trupe que doa amor

A ONG Doutores do Amor visita quase 1200 leitos por mês, em instituições de Juiz de Fora, Petrópolis e Belo Horizonte. O grupo formado pelos ?doutores? Kiko, Clau, Didi, Lin, Sol, Jujuba, Tintin e Zazá se reveza para atender a demanda. Eles garantem: ?a cada lugar por onde a trupe ?Doutores do Amor? passa, a vida se renova. É muito gratificante ver aquela criança que está em uma cama de UTI, que não come há dias, que não fala e pouco se mexe, depois de alguns minutos de brincadeiras, cantigas e histórias, esboçar um sorriso encantador?.

Um acadêmico de medicina que integra o grupo acredita que o trabalho fará diferença na sua formação. ?É um grande aprendizado e uma experiência que somente quem vive sabe explicar. Quando chegamos a um hospital, por exemplo, desde o porteiro até as crianças que nos aguardam ansiosas, todo mundo nos recebe bem e sabe que estamos alí para ajudar e aliviar o sofrimento de uma dor, de uma perda ou doença?

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2