Equipe da UTI Neonatal do Monte Sinai dispõe de ultrassom portátil

O Monte Sinai é o primeiro hospital da região a disponibilizar equipamento de ultrassom na UTI Neonatal visando, principalmente, ampliar a segurança na implantação de cateter central de inserção periférica (PICC). Utilizado em pacientes críticos nas unidades de terapia neonatal, o procedimento é uma competência de enfermeiros especializados e é indispensável para administração de antibióticos e nutrição parenteral em veia central de forma segura.

O ultrassom facilita a visualização que o cateter precisa percorrer pelas veias periféricas até a veia cava, onde deve ficar bem posicionado para evitar complicações, como lesões vasculares (dissecção ou rompimento do vaso) ou sangramentos no momento da inserção, além de evitar posteriores riscos de infecção, como pneumotórax, já que o cateter é de alta durabilidade e pressupõe uso prolongado. A punção venosa guiada pelo ultrassom em unidades de terapia intensiva tende a tornar-se uma prática diária, necessitando de profissionais bem treinados e capacitados. O equipamento adquirido pelo Monte Sinai é portátil e um dos mais modernos disponíveis, garantindo mais segurança ao paciente e ao profissional neste tipo de procedimento.

A outra aplicação do equipamento é possibilitar aos pediatras e neonatologistas realizar a ultrassonografia "point-of-care" em âmbito intra-hospitalar (uma extensão do exame clínico a beira do leito), visando à prevenção, triagem, diagnóstico, monitoração e tratamento de crianças em estado crítico. O procedimento fornece dados adicionais aos médicos, desde a avaliação primária e estabilização até o tratamento definitivo dos recém-nascidos e crianças. O objetivo da ultrassonografia "point-of-care" no ambiente da UTI é, sobretudo, otimizar a atuação da enfermagem no acesso venoso, bem como dos pediatras e neonatologistas, auxiliando-os na tomada de decisões e, consequentemente, em melhores resultados terapêuticos.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2