Especialista em Nutrição fala sobre "como minimizar as complicações do paciente cirúrgico"

No dia 5 de setembro, aconteceu no Centro de Estudos do hospital a 141ª Sessão Clínica. Com o tema "Como minimizar as complicações do paciente cirúrgico" o Cirurgião Chefe do Hospital Albert Schweitser e Especialista em Nutrição pela SBNPE - Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, Alex Sobreiro, discorreu a respeito da relação entre um bom estado nutricional do paciente e a redução de possíveis complicações cirúrgicas.

Com mais de 70 participantes, a mesa de discussões foi conduzida pelos médicos Cleber Soares Junior e Carlos Augusto Gomes, com coordenação dos nutricionistas Augusto Gonzalez Martinez e Mariana Barbosa Leite. Na mesa também estavam presentes a nutricionista Fernanda Pardo de Toledo Piza Soares e Camilla Couto Gomes, da organização acadêmica.

A sessão trouxe diversos estudos mostrando como a nutrição pré-operatória é importante para minimizar os riscos de complicações em pacientes cirúrgicos. Informações valiosas foram repassadas aos profissionais da saúde e estudantes presentes no evento.

Baseado no projeto ACERTO (ACEleração da Recuperação TOtal Pós-operatória), um programa que visa acelerar a recuperação pós-operatória de pacientes, Alex Sobreiro trouxe relatos de sua vivência e apresentou o detalhamento de nutrientes específicos em dietas imunomoduladas. O Projeto Acerto é baseado em um programa europeu já existente (ERAS - Enhanced Recovery After Surgery) e fundamentado no paradigma da medicina baseada em evidências.

O projeto ACERTO é antes de tudo um programa educativo. O tradicional cuidado pós-operatório tem sido questionado e a evidência tem mostrado que muitas condutas e práticas peri-operatórias são obsoletas e não tem respaldo científico. São quase empíricas e transmitidas a novos cirurgiões há décadas sem devido questionamento.

Após indagação de um dos participantes, Carlos Augusto Gomes falou sobre a importância da nutrição dentro da medicina. Segundo o cirurgião, falta durante a formação do estudante de medicina, disciplinas e orientações acerca desta ciência. Geralmente, os médicos vão entender essa relevante ligação entre as profissões durante a residência.

 

A multidisciplinaridade das equipes no ambiente hospitalar foi fator amplamente discutido. A atuação do profissional da nutrição em parceria com os médicos foi relatada pelo cirurgião Alex Sobreiro e defendida pelos médicos do corpo clínico do Hospital Monte Sinai.

A nutricionista Mariana Leite relatou também como vivenciou, nos últimos anos, a ampliação de sua atuação. Segundo a profissional, o relacionamento do nutricionista com os médicos e a busca ativa do profissional dentro do ambiente hospitalar são determinantes para o desenvolvimento e sucesso na carreira.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2