Hemodinâmica realiza mais dois procedimentos inéditos

O serviço de Hemodinâmica do Hospital Monte Sinai realizou mais dois procedimentos inéditos na cidade. Em um deles, por embolização de artéria, foi estancado o sangramento de um tumor de útero de uma paciente de 90 anos, que não suportaria uma intervenção cirúrgica convencional. No outro, foi reduzido o tamanho do baço para aumentar o número de plaquetas e permitir que a paciente recebesse a medicação para cirrose hepática por vírus do tipo C. Este procedimento foi também um dos primeiros em todo o estado de Minas Gerais.

O caso de hemorragia no tumor de útero foi registrado no dia 19 de novembro. A paciente foi submetida a uma embolização de artéria uterina bilateral, num processo de cateterismo super seletivo. Por meio desta técnica minimamente invasiva foi possível resolver o problema do sangramento. A paciente permanece na Unidade Coronariana (UC) e seu quadro é estável. A outra indicação, que não poderia ser realizada devido à idade avançada da paciente, seria a histerectomia.

Já no caso da cirrose hepática, houve aumento no tamanho do baço e conseqüente queda do número de plaquetas, o que impedia o uso da medicação indicada. Por meio da embolização parcial do baço, houve aumento da quantidade de plaquetas e em breve a paciente, de 51 anos, já deve poder tomar os medicamentos necessários para tratar o problema.

Este ano, o Monte Sinai já realizou cinco novos procedimentos. Os outros foram em um caso de tumor ósseo, outro de má-formação vascular e o terceiro, de quimioembolização de tumor hepático. Em Juiz de Fora, o hospital é pioneiro nessas técnicas por ser o único a contar com o serviço de radiologia intervencionista.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2