Hemodinâmica trata calcificação na artéria coronária com técnica minimamente invasiva

A Cardiologia Intervencionista do Serviço de Hemodinâmica do Monte Sinai utilizou recentemente um caso de aterectomia rotacional. O procedimento utiliza um dispositivo chamado Rotablator que desobstrui a calcificação na parede da artéria coronária. A técnica é indicada para angioplastias complexas onde existe calcificação excessiva que impede a passagem de cateter-balão ou implantação de stent.

 

O paciente tratado com esta técnica já havia sido submetido a uma angioplastia anterior, sem sucesso. O método que utiliza o Rotablator permite tratar a lesão calcificada, com o uso de um micro cateter oliva metálica rotacionada por uma turbina de ar comprimido que a faz girar a uma velocidade de 180.000 rpm. A superfície abrasiva, quando em contato com tecido endurecido (fibrótico ou calcificado), provoca uma abrasão, pulverizando-o em fragmentos microscópicos.

 

Desobstruída a calcificação, o cardiologista intervencionista pode completar o tratamento com cateter-balão e stent. Como todo o instrumento abrasivo, corta eficientemente superfícies duras, não atuando sobre as flexíveis, eliminando a placa de ateroma sem traumatizar a artéria. A técnica minimamente invasiva, executada apenas com um corte na virilha de poucos centímetros para introdução do cateter, garante rápida recuperação do paciente e menores riscos de complicação em relação a outras técnicas convencionais de cirurgia.

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2