Hospital trata mioma uterino com técnica que preserva fertilidade feminina

Um procedimento realizado no Hospital Monte Sinai, em outubro de 2011, deu a uma paciente de 31 anos a chance de ter sua terceira gestação e ver a filha Alice nascer menos de um ano depois. Portadora de mioma uterino, a paciente foi submetida a uma embolização de mioma, técnica minimamente invasiva que interrompe o fluxo sanguíneo das artérias que alimentam o tumor. Mãe de um casal de adolescentes (15 e 13 anos), ela já havia passado por uma cirurgia de retirada de mioma e decidiu que não enfrentaria outro procedimento invasivo ou que pudesse impedir a terceira gravidez.

A técnica aplicada pelo radiologista intervencionista Alexandre de Tarso Machado, do Serviço de Hemodinâmica do Monte Sinai, preserva o útero e a fertilidade da mulher. Ele explica que é feita uma punção com agulha de no máximo 2 milímetros, na região da virilha, por onde é introduzido um cateter no qual se navega pelos vasos sanguíneos até alcançar os ramos que nutrem os miomas uterinos. Em seguida, micro-partículas esféricas são injetadas para obstruir o fluxo sanguíneo, tratando o mioma. Todo procedimento, realizado no setor de Hemodinâmica, é orientado pelo angiógrafo, equipamento digital com alta definição de imagem.

?Poucas pessoas sabem, mas a embolização de mioma é uma técnica acessível, pois há mais de 10 anos está presente no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), ou seja, é coberta por planos de saúde?, informa Alexandre de Tarso.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2