I Congresso de Segurança do Paciente é sucesso de público e enriqueceu debate sobre o tema mais atual da Saúde hoje

O I Congresso da Zona da Mata de Segurança do Paciente recebeu muitos elogios do público participante. Considerado um sucesso de público e com alto nível de discussões, já causa expectativa para o evento do próximo ano. Segurança do Paciente é o tema mais atual na Saúde hoje, por isso, o evento – uma promoção conjunta do Hospital Monte Sinai, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Faculdade Suprema e Organização Social de Saúde HMTJ (OSSHMTJ), realizado nos dias 1 e 2 de dezembro. O encontro com profissionais de renome de todo o país, atraiu interesse do público de várias cidades da região, além de Juiz de Fora – Barbacena, Muriaé, Bicas, Petrópolis e outras. O Congresso ultrapassou 200 inscritos para discussão do Programa Nacional de Segurança do Paciente, mudança de cultura e experiências de sucesso, bem como as dificuldades na implantação dos protocolos de Segurança do Paciente.  

Os profissionais do Monte Sinai participaram apresentando a experiência do hospital, tanto do pré-congresso quanto nas mesas redondas. Ocoordenador do setor de Qualidade, Eduardo Cezário, apresentou no painel Gerenciamento de Incidente, a análise de causa raiz e Rodrigo Heleno Luciano, também da Qualidade falou de taxonomia e notificação. Apresentando a implantação dos protocolos, falaram Emiliane Sacconi, falando sobre Uso de Medicamentos, Francisca Garcia, sobre Lesão por Pressão e Karina de Andrade, sobre Queda. Esta foi parte da programação do primeiro dia de evento que teve como ponto alto a palestra magna "Hospital do Futuro: Transparência e equipes bem treinadas", apresentada pelo cirurgião cardiovascular do Hospital das Clínicas de São Paulo, Omar Mejía. A abertura oficial do Congresso, iniciado dia 2, foi feita pelo diretor-superintendente do Monte Sinai, José Mariano Soares de Moraes.

Um rico debate no Congresso foi iniciado na manhã do sábado, 2/12, com Cassiana Prates – que há 18 meses atua como consultora para o tema nos hospitais Monte Sinai e Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). Enfermeira, doutoranda e mestre em Saúde, ela apresentou a palestra "Cultura pela Segurança do Paciente: uma utopia?". Acreditação foi o tema abordado pelo auditor da DNV-GL, Luiz Marzano; seguido pelo anestesiologista Augusto Takashima (de Florianópolis) que tratou do problema da segunda vítima, o profissional da Saúde. A manhã foi encerrada com uma mesa redonda que teve o médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Monte Sinai, Eduardo Siqueira, apresentando o protocolo de Sepse, já implantado no hospital. Também falou sobre os desafios da implantação dos protocolos nesta mesa, o anestesiologista gaúcho Airton Bagatini tratando sobre Cirurgia Segura.

A tarde de sábado ainda contou com a apresentação do farmacêutico Mário Borges, de BH, que falou sobre Medicamentos. Ensino e Pesquisa na Segurança do Paciente foi o tema da palestra da carioca Vera Marra, da Fiocruz. Uma mesa redonda, mostrando a experiência de implantação dos protocolos de Segurança do Paciente foi apresentado pelos principais hospitais de Juiz de Fora, Santos Casa, Albert Sabin, Monte Sinai e pelo Monte Sinai falou o gerente de Enfermagem, Carlos Alexandre Lélis Carneiro. A palestra de encerramento ficou por conta de outro anestesiologista, do Hospital Sírio e Libanês de São Paulo, Enis Donizetti, que falou sobre o futuro da Segurança do Paciente no Brasil.

                     

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2