Monte Sinai é pioneiro em Minas no uso de aparelho de punção guiada por ultrassom

A administração precisa e segura de medicamentos é fundamental na recuperação da saúde dos pacientes. Sendo feita por via intravenosa e aplicada por um longo período de tempo também requer técnica e cuidados especiais, pois pode ser um motivo de stress para o paciente e sua família. Para ajudar nesta etapa da assistência hospitalar, o Monte Sinai instituiu, em maio deste ano, o Time de Acesso Vascular e Terapia Infusional, formado por uma equipe de seis profissionais de Enfermagem, coordenados pelos enfermeiros supervisores das unidades de terapia intensiva adulto, Pablo Corrêa, e neonatal, Samara Rodrigues. Além disso, o Time conta com o mais moderno equipamento para este procedimento, o 3CG (Sherlock), sendo o único hospital mineiro, atualmente, a disponibilizá-lo.

Menos stress para o paciente

A terapia intravenosa está muito relacionada ao cliente hospitalizado, com a atribuição de instalação do cateter central de inserção periférico (PICC, na sigla em inglês) e cateteres venosos periféricos. Ela ajuda, em especial, os pacientes de UTIs, com infecções graves ou oncológicos, e até em transplantados, como foi o caso recente, de Leonardo Gomes de Almeida, que passou por um transplante hepático no Monte Sinai, há cerca de 90 dias. Ele precisa receber uma medicação intravenosa a cada 12 horas, e acabou desgastado com tantas aplicações, chegando a ter veias esclerosadas. Veja o que ele fala no vídeo sobre o atendimento ambulatorial e a equipe. Clique na imagem abaixo.

Toda ajuda para reduzir riscos

A constante infusão e a manipulação dos dispositivos também são fonte de eventos adversos e risco de infecção. E, por isso, o Time e o novo aparelho estão muito alinhados à cultura de segurança do paciente, uma prática já instituída no Hospital Monte Sinai. A finalidade do time vai muito além de fazer de forma correta implantação de cateter, visa também disseminar a prática em todo corpo de Enfermagem do Hospital Monte Sinai, a fim de atuar em possíveis eventos adversos, reduzindo riscos de infecção de corrente sanguínea e tempo de hospitalização.

Primeiro de Minas

O Time também tem por objetivo a busca da incorporação de novas tecnologias relacionadas à Terapia Infusional na instituição. E uma de suas ações recentes foi a introdução do cateter PICC guiado por ultrassom com a tecnologia 3CG (Sherlock). Este equipamento, inédito em Minas até ser adquirido pelo Monte Sinai, permite a navegação do cateter e confirmação do seu posicionamento, em tempo real, sem precisar que o paciente se exponha a radiação. No método convencional é preciso fazer Raio-X no paciente, após o implante, para verificar o posicionamento do cateter.

Outra vantagem da micro punção guiada por ultrassom do Sherlock é assegurar a visualização precisa do vaso, a progressão da agulha e guia, diminuindo as tentativas de punção, além de ajudar a calibrar com precisão a indicação do cateter mais adequado ao vaso, o que diminui os riscos de trombose, garantindo, assim, uma técnica mais segura. O equipamento auxilia a visualização da rede venosa em tempo real, permite que o enfermeiro tenha certeza da permeabilidade do vaso e o conduz à escolha de outro local de punção, sem inserções desnecessárias.

Monte Sinai é pioneiro em Minas no uso de aparelho de punção guiada por ultrassom

Rene Brandão (instrutor da Bard, fabricante do Sherlock) com parte do Time de PICC em treinamento no novo equipamento: Daniel Rodrigues e Thiago Duarte, enfermeiros da UTI Adulto, Patrícia Julio, enfermeira da UTI Neonatal, Samara Rodrigues, enfermeira supervisora da UTI Neo e Unidade Coronariana, Pablo Corrêa, enfermeiro supervisor da UTI Adulto, Vanessa Quirino enfermeira da Unidade de internação, e  os enfermeiros Betania Rangel (Uti Adulto) e Mayco Camilo (unidade de internação).

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2