Monte Sinai já comemora os primeiros casos de sucesso no Transplante de Medula Óssea

Poucos meses depois de ser o primeiro hospital do setor privado, no interior de Minas, credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar o Transplante de Medula Óssea (TMO) do tipo autogênico, a equipe já comemora os primeiros casos de sucesso. Além disso, com demanda segura e praticamente ininterrupta, desde o primeiro paciente, a equipe já faz a coleta das células progenitoras do sangue periférico, através de aférese, no próprio setor. Para isso, o Hospital adquiriu uma "máquina de aférese" - equipamento que faz a separação de células, que são congeladas progressivamente utilizando-se um refrigerador programável computadorizado. Depois, as células progenitoras são criopreservadas em recipiente de nitrogênio líquido, mantendo-se viáveis por um longo período.

A maior parte dos transplantes realizados até agora foram para tratamento de linfomas e mieloma, mas o TMO autogênico é recomendado, por estudos nos Estados Unidos e Europa, como a primeira indicação para doenças como Mieloma Múltiplo e primeira indicação nas recidivas de Linfomas não Hodgkin e da Doença de Hodgkin. Além de outras neoplasias como leucemias agudas, tumores de células germinativas, neuroblastoma e, mais recentemente, para o tratamento de diversas doenças auto-imunes, principalmente a Esclerose Múltipla. Clinicamente denominado "quimioterapia em altas doses, seguido de resgate hematológico com células progenitoras do sangue periférico", utiliza o suporte de células-tronco retiradas da medula do próprio paciente, com resultados até 70% superiores e com excelente resultado para a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes.

A infraestrutura da unidade de internação dedicada ao TMO no Monte Sinai disponibiliza atualmente dois leitos especialmente equipados com todos os requisitos previstos pelo MS, inclusive filtro HEPA (sigla em inglês para uma tecnologia empregada em filtro de ar com alta eficiência na separação de partículas). Mas a próxima etapa de expansão do Monte Sinai, cuja principal mudança altera a estrutura do Centro Cirúrgico e demais instalações do segundo andar do prédio Oeste, prevê mudar o TMO de lugar, quando ele ganhará estrutura própria, com mais leitos e novo posto de enfermagem.

O sucesso do procedimento também já exigiu uma ampliação da equipe. Conduzido por hematologistas e hemoterapeutas com especialização e larga experiência, o time da TMO conta com o suporte de uma grande equipe multidisciplinar - enfermeiros, psicólogos fisioterapeutas, nutricionistas e, em breve, iniciará o programa de transplantes pediátricos, ampliando ainda mais o quadro de especialistas que dará suporte aos processos de diagnóstico e tratamento.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2