Monte Sinai já disponibiliza hemodiálise contínua para pacientes graves

A mais avançada tecnologia no tratamento de pacientes graves está à disposição das unidades de terapia intensiva do Monte Sinai. O Hospital, em parceria com o Serviço de Nefrologia, adquiriu uma máquina de Hemodiálise Contínua Prisma. Este tipo de aparelho é dos mais modernos do mercado e pode salvar vidas, em indicações muito específicas, para determinado perfil de paciente crítico com insuficiência renal aguda.

O nefrologista Gustavo Ferreira realizou o treinamento da equipe de intensivistas para utilização do equipamento e confirma: “o Monte Sinai lidera esta iniciativa na cidade, disponibilizando um recurso fundamental em terapia intensiva”.

Gustavo Ferreira explica que há vários tipos de tratamento dialíticos. Na hemodiálise clássica, a pressão arterial do paciente cai, mas se continuar evoluindo mal ele não suporta a diálise e seu estado se agrava ainda mais. Na hemodiálise contínua, a máquina oferece um mecanismo diferente, que estabiliza o paciente hemodinamicamente e permite fazer o tratamento completo para viabilizar sua recuperação. “A Prisma não só faz função de diálise, mas consegue retirar alguns marcadores inflamatórios que pioram a condição do paciente”, destaca.

Mas o uso da máquina é indicado em situações muito específicas e apenas em pacientes muito graves, com quadro de infecção severa e prescrição de droga vasoativa. Mas deve ser usada em caráter de urgência e naqueles que evoluem com insuficiência renal de uma causa infecciosa grave e que também estejam instáveis hemodinamicamente. Seria o caso de um pós-operatório com complicações, uma evolução ruim de uma cirurgia cardíaca e em casos emergentes com comprometimento da função renal e da pressão arterial.

Quem define a indicação é apenas o nefrologista, pois a maioria absoluta dos pacientes só precisa da diálise clássica. O Serviço de Nefrologia do Monte Sinai oferece sobreaviso 24 horas para a especialidade e a máquina fica à disposição das três unidades de terapia intensiva - Adulto, Coronariana, além da Neonatal e Pediátrica, podendo ser usada em crianças acima de dois quilos. A prescrição exige critérios de indicação claros, mas para garantir os benefícios do tratamento depende de ser utilizado no momento correto. Como é atendimento de urgência está previsto no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2