Monte Sinai realiza primeiro MitraClip® do interior de Minas

O Serviço de Hemodinâmica do Monte Sinai realizou, recentemente, o primeiro implante de MitraClip® do interior de Minas, e terceiro no Estado, com equipe liderada pelo cardiologista intervencionista Gustavo Ramalho. Apesar de ser usada no Brasil há pouco mais de três anos, com apenas 200 casos registrados, já é uma técnica consolidada mundialmente, com mais de 40 mil procedimentos de sucesso e, portanto, segura. Minimamente invasiva, ela é indicada no tratamento da insuficiência da válvula Mitral e, em geral, pode ser o único recurso disponível para pacientes idosos, especialmente, com alto risco cirúrgico.

Gustavo Ramalho explica que a válvula mitral, como toda válvula, pode apresentar dificuldade de abrir (estenose) ou de fechar (chamada de insuficiência). Ela gera um refluxo sanguíneo dentro do átrio esquerdo, deixando o paciente com muita falta de ar. Em idade avançada, quando ocorre a insuficiência mitral importante por degeneração de mixoma ou rotura da musculatura papilar, a doença valvar tem prognóstico ruim, pois limita muito o paciente, em geral, com muitos episódios de internação e sem condições cirúrgicas para a troca da válvula.

O primeiro MitraClip® da região, realizado no Monte Sinai, beneficiou um senhor de 84 anos. A técnica é muito parecida com uma das primeiras cirurgias a céu aberto (de peito aberto) desenvolvidas para tratamento de insuficiência mitral, chamada cirurgia de “Alfieri”, que faz uma aplicatura, uma clipagem dos folhetos da válvula mitral. Esta técnica foi reproduzida, para o processo percutâneo com um dispositivo especial. “Pela virilha, entramos na veia, cruzamos o septo intra-atrial, posicionamos um sistema liberador com auxílio do ecocardiograma 3D, que orienta o posicionamento de um ‘clipe’. Então, nós clipamos os dois folhetos da válvula mitral (anterior e posterior), reduzindo a insuficiência e a quantidade de sangue que voltaria para o átrio esquerdo e para o pulmão, o que gerava a falta de ar”, conclui Gustavo Ramalho.

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2