Monte Sinai realiza sua primeira simulação de incêndio programada

Nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, o Hospital Monte Sinai realizou sua primeira simulação de incêndio com os objetivos de treinar e avaliar necessidades de ajustes no plano de ação de sua Brigada de Emergência e melhorar a integração da equipe de Segurança do Trabalho. O evento foi comunicado a pacientes, acompanhantes, funcionários e médicos do hospital, bem como à comunidade do entorno para evitar qualquer tumulto. E foi considerado um sucesso, testando também o acionamento do processo de socorro a vítimas em casos de acidentes de grande proporção.

Outros cuidados foram tomados para que a ação tivesse a efetividade necessária sem alterar a rotina do hospital e do atendimento aos clientes. Todo o hospital foi sinalizado, tanto interna quanto externamente, para garantir que chegasse a todos a informação de que tratava-se apenas de treinamento. A simulação programada gerou alguns focos de incêndio em um andar de internação ainda não ocupado por pacientes no prédio Leste do hospital, todas as supostas "vítimas" eram atores e a ação contou com a supervisão do Corpo de Bombeiros.

O planejamento da Simulação de Incêndio foi orientado pelo Setor de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), coordenado pelo Engenheiro do Trabalho Marcelo Domith e contou com apoio de várias áreas, como Recursos Humanos, Enfermagem, Comunicação, dentre outras. No desenrolar do evento, o objetivo principal foi testar o nível de informação e proatividade de todos os brigadistas do hospital presentes no momento do acionamento do alarme simulado.

A partir desta primeira experiência, o Hospital pretende desenhar um plano permanente de simulações que visa à segurança e o cumprimento de suas responsabilidades quanto à segurança da comunidade hospitalar. Marcelo destaca a importância da prevenção e explica que todos os funcionários recebem orientações quanto ao combate a incêndios ao serem admitidos e os que compõem a Brigada participam de aulas teóricas e práticas, seguindo um calendário anual que envolve os mais de 200 brigadistas que compõem a equipe de Emergência no Monte Sinai. "A atuação em desastres de grandes proporções, já testou, na prática, a capacidade de reação desta equipe que teve sucesso em suas intervenções. Queremos melhorar sempre nosso desempenho". Ele se refere ao caso do grave acidente ocorrido com um ônibus e outros veículos, em julho de 2014, no entorno do hospital, com mais de 30 vítimas e nenhum óbito. O episódio foi marcante para quem participou do socorro, sensibilizando todos os funcionários quanto à importância do treinamento e, dada a importância da atuação, mudou o nome de Brigada de Incêndio, como é conhecida na maioria das grandes empresas, para Brigada de Emergência.

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2