Prêmio Nacional destaca especialista em retina do Monte Sinai

O especialista em Retina, Augusto Motta, do serviço de Oftalmologia do Hospital Monte Sinai, foi o vencedor na Categoria Cirurgia do prêmio Sérgio Lustosa da Cunha. O reconhecimento, conferido anualmente, pela Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo (SBRV), foi entregue durante o 39º Congresso Nacional da associação, em Campinas, no início de abril. A cirurgia, algo bem complicado para o leigo "retirada de PVR subretiniano macular em olho único" que foi gravada em vídeo, analisada por uma banca de especialistas e classificada como a melhor na categoria, se destacou entre os procedimentos considerados bem documentados de casos difíceis ou incomuns.

Os filmes concorrentes foram recebidos com inscrição prévia no chamado "Festival de Filmes SBRV 2014", concurso realizado em cada congresso. Um júri qualificado faz o julgamento baseado nos critérios: contribuição científica, originalidade, inovação e impressão artística. É ele que avalia em qual categoria vão distribuir os filmes, que devem ter apenas um minuto e não precisam ser tecnicamente sofisticados. São premiados apenas os vídeos que se classificam em primeiro lugar em cada categoria.

A cirurgia foi realizada sala exclusiva para cirurgias oftalmológicas do Monte Sinai, captado pela própria câmera do sofisticado microscópio que compõe a estrutura do hospital, o OPMI Lumera, fabricado pela Carl Zeiss. O equipamento utiliza luz de xenônio e lentes modernas, agregando iluminação e visualização superiores assegura alta precisão e profundidade de alcance, sem prejuízo de tecidos saudáveis. Associado à excelente resolução da câmera Sony - que filma e fotografa, permitindo armazenar as informações óticas para estudo, por exemplo -, a edição do vídeo apresentada no concurso deixou clara a complexidade e precisão do procedimento em um paciente que já tinha passado por um primeiro descolamento de rotina e perdido a visão do outro olho. A cirurgia também foi um sucesso.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2