Projeto Via Verde é destaque pela terceira vez no Selo Verde

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Monte Sinai recebeu o Selo Verde 2015, reconhecimento concedido pela ONG AMA-JF em sua 15ª edição do Prêmio de Ecologia. A organização homenageia as organizações e pessoas que mais se destacam em defesa do meio ambiente na cidade e região, valorizando projetos como o Via Verde, que é destaque pelo terceiro prêmio consecutivo.

O projeto Via Verde nasceu da necessidade do Serviço de Hemodinâmica de colocar em prática os conceitos de sustentabilidade, já que a responsabilidade socioambiental é inerente ao Planejamento Estratégico da organização. O respeito ao planeta se incorporou à maneira de trabalhar no Serviço e seus objetivos, assim, puderam ser traduzidos em ações concretas, aperfeiçoando cada vez mais sua atuação.

O Via Verde tem várias frentes de atuação, mas a principal é a neutralização da emissão de gás carbônico (CO²), com o plantio de árvores. O Serviço estabeleceu uma parceria com a Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora - AMAJF, para realizar um mapeamento completo das emissões anuais de CO²  para o funcionamento da Hemodinâmica, que concluiu a necessidade de plantio de 200 mudas por ano para compensar o uso de recursos e emissão de poluentes do Serviço e de todos os funcionários, durante o expediente e considerando, por exemplo, o consumo de combustível para deslocamento, o uso de água, energia e outros insumos relacionados ao funcionamento do setor. Com uma equipe pequena, o resultado foi mais longe. Hoje, com poucos anos de atuação em reservas da ONG e em propriedades particulares mais de mil mudas já foram plantadas, com a neutralização de cerca de 150t de CO².

O Projeto Via Verde, além do resgate do gás carbônico, também contempla a ação "Quem planta colhe", em que cada paciente recebe sementes da planta medicinal calêndula, que podem ser cultivadas para consumo, servindo como incentivo ao ato de plantar e contemplando os cuidados e a promoção da saúde. Todos são incentivados a conhecer no site também dicas sobre coleta seletiva, reciclagem, uso consciente de consumo de água e energia. Saiba mais

Outro dado interessante da atuação da equipe da Hemodinâmica no projeto é que ela envolve tanto parceiros do Hospital (gerentes, coordenadores e outros funcionários), quanto fornecedores, visando tanto multiplicar as benesses dos conceitos do Via Verde quanto envolvê-los para que o projeto continue crescendo. E a continuidade - aspecto difícil de executar em projetos de responsabilidade socioambiental em qualquer organização -, tem sido um dos resultados mais positivos da atuação da equipe de Hemodinâmica do Hospital Monte Sinai.

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2