Retrospectiva 2018

 

JANEIRO

CELEBRAMOS ALTA DE PACIENTE DO TMO ALOGÊNICO

Em janeiro, comemoramos a primeira alta do paciente submetido ao transplante de medula óssea alogênico aparentado – realizado com células consanguineas, de irmãos. A equipe do TMO, liderada pelo médico hematologista Angelo Atalla já contabilizava, na época, 60 procedimentos autólogos, com células progenitoras do próprio paciente), desde o final de 2013. O Centro tem alta taxa de sucesso e já se tornou referência em Minas Gerais para o TMO Autólogo em crianças, sendo a maioria dos pacientes provenientes de cidades do entorno e de estados vizinhos.

FEVEREIRO

CONQUISTAMOS A CERTIFICAÇÃO NIAHO PELA TERCEIRA VEZ

Já em fevereiro, o Monte Sinai conquistou a certificação internacional NIAHO pelo terceiro ciclo consecutivo. A NIAHO é um diferencial restrito a hospitais com gestão assistencial madura, pois só certifica instituições que também sejam reconhecidas como Hospital Acreditado com Excelência - Nível 3 - pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) e em conformidade com a Norma ISO 9001, que é um pré-requisito para a certificação americana. Seu principal foco é a segurança do paciente.

MARÇO

MONTE SINAI APOIA EVENTO INTERNACIONAL DE LIDERANÇA

Pautando suas ações na inovação, o Hospital Monte Sinai viabilizou o projeto em Juiz de Fora sendo um dos apoiadores do Leadership Experience Day (LED). Evento realizado no Gran Victory Hotel pelo IEEP – Instituto de Educação por Experiência e Prática e Partner Produções.

Os palestrantes internacionais foram J.R.McGee que treina “Top Guns” e “Navy Seals” da Força Aérea e Marinha Americanas, além de Bruce DeRuntz, da Southern Illinois University, que coordena um dos 8 melhores cursos de liderança dos USA. Os palestrantes brasileiros e anfitriões do evento foram Nicolas Giffoni Sócio-Diretor do IEEP, Diogo Seixas do Movimento Journey, ambos ex-alunos do Leadership Development Program (LDP) na Southern Illinois University (SIU).

ABRIL

DIA NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Em 1º de abril é comemorado Dia Nacional da Segurança do Paciente. A celebração da data objetiva conscientizar profissionais de saúde e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil da necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país. Veja quais os principais protocolos desenvolvidos pelo Hospital Monte Sinai em relação à Segurança do Paciente (seguindo orientação do Ministério da Saúde):

-Identificação Correta dos Pacientes;
-Melhorar a Comunicação entre os Profissionais da Saúde;
-Prevenção de Quedas e Lesões por Pressão;
-Cirurgia Segura;
-Segurança na Prescrição, uso e administração de medicamentos;
-Higienização das mãos.

MAIO

HOMENAGEM A TODA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Prestamos a devida homenagem a toda equipe assistencial de Enfermagem!

UM PROFISSIONAL A SERVIÇO DA VIDA

12 de maio | Dia do Enfermeiro
20 de maio | Dia do Técnico de Enfermagem
 

JUNHO

CAMPANHA DE INCENTIVO ÀS DOAÇÕES DE SANGUE
Você sabe como sua doação salva vidas dentro de um hospital e o qual o setor que atua nessa função?

É a Agência Transfusional com equipe exclusiva para viabilizar as transfusões de sangue dos pacientes internados, inclusive da UTI e do Centro Cirúrgico.

A equipe, além de preparar os hemocomponentes para as transfusões de sangue, oferece também o serviço de sangria terapêutica.

A Agência Transfusional do Hospital Monte Sinai funciona em conjunto com o Laboratório de Criopreservação e Terapia Celular do Monte Sinai (responsável por preparar as células-tronco do Transplante de Medula Óssea).

SERVIÇO DE TRANSFUSÃO DE SANGUE PARA PACIENTES EXTERNOS

A Emergência do Hospital Monte Sinai recebe pacientes que não estão internados mas que, devido a alguma doença, dependem da transfusão de sangue como tratamento de saúde.

JULHO

PLANTÃO DE OBSTETRÍCIA NO HOSPITAL MONTE SINAI

Desde 2 de julho, foi iniciado o plantão de Obstetrícia na Emergência do Hospital Monte Sinai. Todos os dias da semana, 24 horas por dia, as mães e familiares podem contar com especialistas altamente capacitados. Além da competência das equipes de Saúde, temos a estrutura do Centro Cirúrgico à disposição, um dos mais modernos do país. Caso o recém-nascido necessite de observação e atendimento de UTI Neonatal, contará também com assistência completa e humanizada, um dos serviços mais referenciados na região da Zona da Mata. Já prometíamos as novas instalações da Maternidade e Unidade da Mulher, anunciando mais comodidade e conforto para as gestantes.

AGOSTO

NOVA DIRETRIZ PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL
O aumento da mortalidade em função do câncer de cólon reduziu a faixa etária para recomendação da colonoscopia para 45 anos. Quem falou do tema foi o chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do Monte Sinai, Lincoln Ferreira. Como o exame é muito utilizado nos EUA e Europa para a prevenção deste tipo de câncer, as novas diretrizes já estão sendo adotadas também no Brasil, apesar desta forma de prevenção ainda não têm sido tão difundidas no país.

SETEMBRO

SEGUNDA EDIÇÃO DO CONGRESSO DA ZONA DA MATA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Promovido em conjunto com Hospitais Monte Sinai e Therezinha de Jesus, e também com a Faculdade Suprema, o evento foi idealizado e criado em 2017, para debater o tema, no primeiro ano, as questões colocadas foram mais estruturais, com debate de altíssimo nível que reuniu em Juiz de Fora grandes autoridades no assunto.

Em 2018, o objetivo foi explorar experiências de sucesso e o evento atrai outros nomes de peso. O evento aconteceu no dia 22 de setembro, no auditório da Suprema, e teve como destaque o Presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), Dr. Victor Grabois.

A médica Daniela Contage Siccardi Menezes, Mestre em Saúde Pública pela ENSP e Doutora em Ciências Médicas, falou sobre a melhoria é uma ferramenta de qualidade (IHI) para a segurança do paciente e também sobre a experiência do paciente. A psicóloga e coach Neíla Kessler abordou os aspectos da formação de lideranças e de times de para atuação nos protocolos. Ainda aconteceram duas mesas, uma com cases de sucesso em Juiz de Fora, além da experiência do profissional de saúde como paciente, abordada pelo gestor do Centro Cirúrgico do Hospital Ernesto Dornelles, Porto Alegre/RS, Airton Bagatini.

A empresa 3M também prestigiou o evento, realizando um Simpósio Satélite com duas turmas. Como temas das aulas, aborda as lesões por pressão e a cirurgia segura.

OUTUBRO

NOVO CENTRO DE ONCOLOGIA DO MONTE SINAI

O Centro de Oncologia Monte Sinai nasceu de uma parceria entre o time de especialistas da Centerq com o Hospital Monte Sinai. A proposta é ser a mais completa e resolutiva estrutura na linha de cuidados em Oncologia da região. Além de um espaço moderno, para acolhimento e atendimento individualizado em consultório e manejo do paciente oncológico, na estrutura física, o novo Centro apresenta um setor de quimioterapia diferenciado que funcionará na torre Oeste do Centro Médico Monte Sinai.

NOVEMBRO

DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

Contamos a história da pequena heróina Mayana que precisou ser reinternada após a alta hospitalar. A cada dia que a pequena Mayana veste um body novo ela expressa e renova a gratidão com as equipes da UTI Neonatal do Hospital Monte Sinai. Com apenas 5 meses, Mayana se recuperou de graves problemas de saúde, depois de 45 dias internada na UTI Neo.

De acordo com o neonatologista Vítor Alvim, coordenador da UTI Neo do Monte Sinai, o que mais chama a atenção na história de Mayana é que apesar de ela ter nascido prematura, com 31 semanas, com apenas 1.1 kg e de ter ficado internada por 36 dias para ganhar peso, ela não teve nenhuma intercorrência. “Na primeira semana, quando temos a preocupação com o sistema cardiovascular, com doenças respiratórias, Mayana ficou muito bem. No período neonatal, ela precisou de um dia de oxigênio apenas. Não teve infecção e nem ao menos necessitou de antibióticos. Teve alta sem nenhuma doença associada à prematuridade e ganhando peso, com mais de 2 kg”, explica Vitor Alvim. O caso da Mayana demonstra a necessidade de acompanhamento do prematuro após a alta. “É uma condição em que eles têm grande chance de reinternar e evoluir para complicações graves”, completa.

DEZEMBRO

INAUGURAÇÃO DA NOVA MATERNIDADE E UNIDADE DA MULHER

O novo espaço que o Monte Sinai inaugurou no dia 13 de dezembro, vai muito além de abrigar a nova Maternidade do Hospital e a Unidade da Mulher. A atenção ao binômio mãe e filho tem um cuidado todo especial, mas a unidade será dedicado às mulheres, num andar essencialmente feminino, para receber as pacientes de procedimentos específicos, com acolhimento diferenciado.

São duas suítes Premium – com sala e quarto especiais -, 12 apartamentos, 8 leitos de alojamento conjunto e um quarto para parto humanizado, ambiente com banheira e todo preparado para receber as gestantes que fizerem esta opção de plano de parto. Na atenção ao recém-nascido conta com novo berçário e amplo espaço para transmissão simultânea do parto para a família, além de sala para exames do bebê. A equipe de assistência prepara projetos diferenciados na atenção ao binômio mãe/filho para mantê-los unidos pelo maior tempo possível. Os projetos em torno do incentivo ao Aleitamento Materno já foram testados durante todo o ano de 2018 e seguirão incrementando este cuidado com a amamentação.

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2