Up-grade do Serviço de Imagem traz mais avanços ao Centro de Diagnóstico do Monte Sinai

Monte Sinai

Um grande up-grade realizado pelo Serviço de Imagem do Monte Sinai recentemente, introduz um mamógrafo no Centro Diagnóstico do Hospital - atendendo a uma antiga reivindicação do corpo clínico - e confere alta tecnologia aos equipamentos de radiografia e ressonância magnética já instalados. O diretor do Serviço, Cláudio Prata Ramos, explica que o investimento traz grandes vantagens para o corpo clínico e mais ainda para o paciente, que ganha melhor qualidade de imagem diagnóstica, conforto nos exames e agilidade no fluxo da Emergência, no caso de quem precisa de raios-X, principalmente.

A principal importância do mamógrafo dentro do hospital é garantir ao mastologista, em especial, a possibilidade de operar com conforto e segurança, já que a atuação deles se concentra em mama e normalmente em casos de câncer. O aparelho permite fazer a marcação pré-cirúrgica de lesões mamárias não palpáveis guiadas por estereotaxia, que, realizados dentro do hospital, facilitam a marcação por radiofármaco e agilizam o processo de internação das pacientes. Outra grande vantagem para a equipe médica é a realização da mamografia das peças cirúrgicas dentro do Monte Sinai, o que reduz o tempo do procedimento e proporciona maior segurança para todos.

Para o cliente externo, o novo aparelho também oferece vantagens. Permite completar a rotina de preventivos anuais, junto com outros exames disponíveis no próprio Centro Médico, com estacionamento fácil e disponíveis em curta distância. E mais. A mamografia era o único exame, dos mais de 40 oferecidos no Check-Up Executivo, que não era feito dentro do Monte Sinai. Agora fica disponível, com equipamento digital, agilizando ainda mais o mapeamento diagnóstico deste programa.

Raio-X instantâneo

Monte Sinai

O DRX é uma importante atualização do sistema de raios-X do Serviço que, apesar de já usar tecnologia digital, passa a garantir enorme agilidade às radiografias, ao incorporar a transmissão via wireless. Os equipamentos comuns utilizam um cassete grande que tem um leitor; no novo sistema a imagem é emitida automaticamente, com alta produtividade. A facilidade de conferir o resultado é instantânea e mesmo numa radiografia de tórax, por exemplo, em que o paciente respira e compromete a imagem, em poucos segundos se verifica se há necessidade refazer o exame. O DRX compõe um sistema de hardware e de software que custou em torno de 100 mil dólares, "o que para raios-X é um investimento muito alto", garante Cláudio Prata, "mas para o Monte Sinai é uma grande vantagem. Principalmente, por que este aparelho deve compor a nova Emergência e melhorar o fluxo de pacientes, que vão deixar de se deslocar pelo Hospital". O DRX já está em utilização no Centro de Diagnóstico e seus resultados são perceptíveis, pois não há mais fila de espera para este exame, mesmo em dias de grande demanda.

Ressonância de ponta

No up-grade do equipamento de Ressonância Magnética o investimento foi de 550 mil dólares. A mudança foi muito grande, explica o diretor do Serviço e o Hospital passa a disponibilizar ao paciente praticamente um novo aparelho, com a mais moderna tecnologia da GE HealthCare. Do equipamento antigo fica apenas o grande magneto (ímã) e a estrutura. Todo o resto muda: software, hardware e bobinas (acessórios colocados em partes do corpo, que funcionam como antenas que geram o gradiente de campo magnético a ser captado pelo aparelho). O que também beneficia a todos, pois a logística de implantar um aparelho deste porte num hospital é complexa. "Todos os fabricantes atuam desta forma", explica Cláudio, "pois a atualização é fundamental na Ressonância, devido à evolução dos sistemas e técnicas médicas".

Ao executar estes novos softwares é preciso dispor de computadores muito mais potentes, que vão permitir rodar as novas sequências e aplicativos. Já as bobinas - colocadas no joelho, cabeça, abdômen e as algumas recém-criadas -, conferem mais sensibilidade, "mais canais", garantindo uma imagem pura, que oferece melhor diagnóstico.

Monte Sinai

Para o paciente, a "nova" ressonância reduz o tempo de exame, tornando-o mais confortável e com mais qualidade de resultado, inserindo muitas novas técnicas que não seriam viáveis no sistema antigo. As mais recentes avaliações já mostram resultados na área de neurorradiologia, no sistema músculo-esquelético, de mama, abdômen e com diversas aplicações.

Dentro do Hospital as vantagens se avolumam quando se pensa em pacientes recém-operados, doentes neurológicos ou de UTI, que não podem ser deslocados para outras unidades. Na estrutura hospitalar, o up-grade ainda oferece mais um benefício adicional: se o paciente está inconsciente, não consegue se manter imóvel ou não pode ser sedado, o sistema tem um software que corrige imagens em que houve movimento. Ele filtra, elimina as imagens ruins e soma as ideais, garantindo uma resolução pura. Antes, era preciso avaliar uma imagem tremida ou embaçada.

Cláudio Prata cita outra utilidade do equipamento. Ele realiza uma série de exames de angiografia (que visualiza vasos) sem utilizar contrastes. O que é ideal para pacientes com doença renal, debilitados ou que não podem receber o contraste. Cita ainda atualizações para técnicas de coluna e outras, muito úteis para o doente que não pode ser deshospitalizado - um tipo de paciente que, antes, ou era removido com risco ou não fazia a ressonância. Esta realidade não existe mais no Monte Sinai.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2