Emílio Assis - Cerveja artesanal, da degustação à produção caseira

De bom apreciador - uma paixão que começou na faculdade, apenas pelo prazer de tomar a bebida preferida dos brasileiros -, a cerveja virou um hobby para o médico patologista Emilio Assis. Só que agora, em vez de apenas beber, ele passou a fabricá-la, de forma mais que artesanal, caseira.

Os números não são precisos, mas estima-se que 5% do consumo brasileiro já está voltado às cervejas artesanais, sendo que na categoria pilsen, o Brasil é rankeado em 25º lugar no mercado consumidor mundial. As artesanais ganharam espaço há cinco anos e tiveram um verdadeiro "boom" nos últimos dois. Emílio Assis conta que seu hobby nasceu no início deste advento, depois de uma excursão com amigos à Cervejaria Sankt Gallen, em Teresópolis (RJ). O objetivo era passar um final de semana agradável para tomar uma boa cerveja e apreciar o cardápio, mas eles acabaram participando de um curso para iniciantes e tiveram o insight: "Poxa, dá para fazer em casa". De lá saíram com a ideia, compraram um equipamento bem básico e começaram a produzir.

Depois, Emílio fez cursos mais avançados. Já participou de um treinamento de produção de duas semanas em Blumenal (SC), numa escola nova montada especialmente para este mercado, "trata-se de uma faculdade de engenharia de produção direcionada a indústria cervejeira, que oferece pós-graduação e vários workshops", explica. Em outro instituto já realizou um curso de sommelier de cerveja e pretende voltar a Blumenal para se aprofundar nesta área, num curso chancelado por uma cervejaria alemã. Mas não está nos planos virar "mestre cervejeiro", ri Emílio. Isso exigiria muita dedicação e é incompatível com o tempo que a profissão lhe exige.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2