Quando é a Medicina que vira hobby

OFFLINE: Márcia Haddad

Depois de quase 30 anos de Medicina, muitas especializações, plantões frequentes e a rotina pesada como é regra na profissão, Márcia Haddad, resolveu voltar a ocupar o banco de uma faculdade. Mas desta vez para profissionalizar uma paixão: cozinhar. Marcinha como todos os colegas a chamam, especializada em Pneumologia e Medicina Intensiva, há alguns anos se formou em Gastronomia na segunda turma aberta pelo CES. Sócia de uma cafeteria, que também é uma galeria de arte, a médica inverteu sua escala de prioridades e, hoje, é a prática médica que ocupa menos tempo em sua rotina. Já aposentada de um dos vínculos públicos, mas ainda atendendo na área de Pneumologia/Tisiologia pela Prefeitura/SUS, ela faz plantão duas vezes por semana na UTI do Hospital Monte Sinai, mas "desestressa na cozinha". E mesmo nessa nova paixão, Márcia também corre atrás da especialização. Depois de um curso em São Paulo, vem se dedicando cada vez mais a área de pães, já dá até curso para iniciantes.

Como muitos médicos, a busca por um hobby, para amenizar o desgaste de tantos anos na mesma rotina pesada - são quase 20 anos só de UTI, uma área particularmente tensa na profissão - Márcia confessa que não deixa de ser um pouco estressante também ter que tocar um negócio. "Eu comparo o Café, às vezes, com a rotina do CTI. Parte do dia fica tranquilo e, de repente, começa uma correria. Lá, a mesma coisa, às vezes está calmo e, logo chegam 12, 14 pessoas de uma vez. Mas é bom do mesmo jeito".

Ela ri quando questionada se os "novos" clientes não pedem dicas sobre saúde. "Quase ninguém sabe que sou médica lá, às vezes aparece um acompanhante aqui da UTI, mas só fica surpreso". Já os colegas, alguns frequentadores assíduos do café, também interessados pela cozinha, pedem algumas sugestões, outros participam dos cursos de gastronomia que ela ministra no espaço.

"É prazeroso, é muito gostoso" garante Márcia, que está cada vez mais envolvida com a nova posição de "chef", num momento de sua vida em que é a Medicina que pode tomar o rótulo de "hobby". Ela lembra de muitos amigos médicos que buscam uma via alternativa, seja para se desligar um pouco da rotina estafante, seja para cultivar um prazer alternativo como o seu. Mas ela passa a certeza de que essa é uma decisão salutar, que garante oxigênio novo para uma vida com mais qualidade e satisfação.

Monte Sinai
 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2