Agência Transfusional

Agência Transfusional

A Agência do Monte Sinai mudou parâmetros e indicadores e vem colhendo resultados bem sucedidos. Ela estabeleceu todos os protocolos de indicações transfusionais, iniciou um programa de transfusões ambulatoriais, sangrias terapêuticas ambulatoriais, além do programa de Plasmaferese, que conta com equipe altamente capacitada, além dos recursos e insumos criteriosamente protocolados para realização dos procedimentos.

Com ampla divulgação dos novos protocolos e parceria com o corpo clínico do Hospital, o índice de complicações atual é abaixo de 1%. A inauguração da nova estrutura, já totalmente aprovada pela Vigilância Sanitária, além de ampliar sua oferta de serviços e informações, permitirá à Agência Transfusional do Monte Sinai uma maior interrelação com o grupo de cirurgia do Hospital, podendo atender amplamente suas necessidades, além de oferecer outros procedimentos de hemoterapia,tanto para pacientes internados quanto ambulatoriais.

A Agência também abriga um laboratório de Terapia Celular que, em breve, vai permitir a coleta e criopreservação de células-tronco, indispensáveis em diversos processos, inclusive o de Transplante de Medula Óssea (TMO) autólogo.

  • Funcionamento da Agência Transfusional: 24 horas
  • Telefone para atendimento: 2104-4435

 

Novo Espaço

A Agência Transfusional do Monte Sinai, onde funciona agora também o Laboratório de Criopreservação e Terapia Celular do Hospital, ganhou nova estrutura. Sob o comando do hematologista Angelo Atalla, a Agência fica maior e mais perto dos setores da assistência como UTI e Centro Cirúrgico, o que torna o serviço oferecido ainda mais ágil. 

O novo espaço da Agência  está agora localizado no 2º andar leste e ganha outro diferencial, permitindo separar o setor administrativo do técnico. Já o Laboratório de Criopreservação e Terapia Celular atua no Monte Sinai com profissional especializado, realizando a coleta de células-troncos  utilizadas no Transplante de Medula Óssea para os pacientes do Hospital.   

Recordes

A Agência Transfusional do Monte Sinai, há dois anos, vem batendo sucessivos recordes de transfusões, chegando ao volume de 427 procedimentos em abril, índice jamais alcançado no Hospital. O setor, que dá apoio à toda a área assistencial, passa por uma fase de excelente desempenho e cresce tanto em termos de produção quanto de estrutura. A agência se prepara para ocupar um novo espaço, no segundo semestre, no segundo andar, bem próximo do Centro Cirúrgico, um dos setores que mais conta com seu suporte. Além disso, este resultado no número de transfusões é puxado especialmente pelo sucesso da implantação dos procedimentos de Plasmaferese Terapêutica.

Trata-se de um procedimento de alta complexidade semelhante a uma hemodiálise, mas que em vez de filtrar as impurezas do sangue e devolver o mesmo para o paciente, nas afereses o sangue passa por um processo de centrifugação, onde os componentes são separados. O Monte Sinai continua sendo o único a disponbilizar o recurso que atende às mais diversas especialidades, em especial, ao tratamento de polineuropatias periféricas, como a Síndrome de Guillain Barrè (SGB), agora associada à contaminação por Zika vírus. A terapia já apresentou resultados eficazes também no tratamento de miastenias gravis, Púrpura TrombocitopênicaTrombótica (PTT) - que provoca acidente vascular cerebral hemorrágico - e rejeição de transplantes renais, virando referência para outros hospitais da cidade e da região. Com apenas quatro meses de funcionamento já foram realizados cerca de 80 procedimentos e a Agência programa a aquisição de uma segunda máquina de aférese para atender à demanda crescente e expandir seu projeto de Terapia Celular.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2