Fisioterapia

Para assegurar a oferta do atendimento multidisciplinar ao cliente, o Serviço de Fisioterapia do Hospital Monte Sinai conta com equipe exclusiva para os pacientes internados, com equipes de profissionais divididos por turnos, setores e atendimento. A especialidade tornou-se um braço da linha de cuidados na terapêutica geral do paciente. A fisioterapia hospitalar do Monte Sinai atua na reabilitação motora e na respiratória, sendo muito utilizada nas patologias neurológicas, ortopédicas e pacientes pneumopatas ou com grande período de internação. Há diversas aplicações para o Serviço, tanto na internação quanto na alta complexidade. O Hospital trabalha com equipes dedicadas e especializadas nas UTIs Adulto, Neurológica, NeoNatal e na Unidade Coronariana, integradas no fluxo de assistência ao paciente.

Segurança

 Um dos objetivos da mudança de foco desde que a equipe de Fisioterapia foi integrada ao corpo funcional do hospital, é a segurança do paciente, já que o trabalho dos profissionais impacta diretamente na recuperação, com redução do tempo de internação e evolução da melhora do quadro geral, antes mesmo da alta. Em poucos meses, o Serviço ganhou o reconhecimento do Corpo Clínico e com atuação ainda mais importante desde que o Monte Sinai implantou o Plano Terapêutico amplo para todos os pacientes acamados nos andares de internação. A equipe já tinha a experiência do Plano nas unidades de cuidados intensivos e a participação na equipe multidisciplinar que passou a definir o plano de cuidados semanal dos demais pacientes de longa permanência foi tranquila e demonstra excelentes resultados.

O Serviço de Fisioterapia do Monte Sinai atende também pacientes ambulatoriais, internados no Hospital, além das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os principais atendimentos dos profissionais são nas áreas cardiovascular, traumatologia e ortopedia, além de neurologia, neuropediatria, oncologia, clínica da dor, pediatria, pneumologia, reumatologia, ginecologia-obstetrícia, geriatria, entre outras. Sua atuação é diferenciada nas unidades de tratamento intensivo.

Atendimento na Unidade Coronariana

O Serviço de Fisioterapia do Hospital Monte Sina foi um dos primeiros no país a disponibilizar um profissional da área dentro da Unidade Coronariana. Nesta área de cuidados, o fisioterapeuta presta assistência motora e ventilatória, sempre em parceria com a equipe de plantão para avaliar as limitações de paciente. O cuidado é essencial, pois o paciente acamado perde entre 10% e 15% de massa muscular em uma única semana. Com a fisioterapia, é possível recuperar entre 7% e 10% desta perda.

Na parte motora, o profissional estimula os movimentos de forma passiva ou ativa, dependendo de cada caso, para evitar a hipotrofia (diminuição do desenvolvimento celular do músculo). A atuação do fisioterapeuta também pode prevenir, restabelecer e otimizar a assistência respiratória. É possível, por exemplo, evitar o aprisionamento de ar nos pulmões, o que provoca sonolência por causa do excesso de gás carbônico, problema muito comum nas UTI´s.

Equipe integrada à UTI Adulto participa da visita diária

A principal mudança do trabalho da Fisioterapia na UTI Adulto do Monte Sinai aconteceu após a incorporação da equipe pelo Hospital ao corpo clinico, em 2012. Antes o setor era terceirizado. O serviço já atendia a demanda da Unidade, mas não estava estruturado dentro das exigências dos padrões de certificações de qualidade do Hospital.

Para atender à demanda da UTI, a Fisioterapia ajudou a promover um ganho sensível quanto às necessidades rotineiras dos pacientes no trabalho. O principal foco da Fisioterapia na UTI Adulto é o suporte ventilatório. Numa busca incessante do combate à pneumonia associada à ventilação mecânica, o objetivo é manter o paciente na melhor condição possível, com via aérea pérvia e, trabalhando para tirá-lo o mais rápido possível do aparelho, atuando dentro dos novos protocolos de combate à infecção. Além disso, a Fisioterapia participa do round multidisciplinar (plano terapêutico), interagindo com todos os outros profissionais, repassando semanalmente, leito a leito, as condições de cada paciente, trocando informações, alinhando o pensamento e as condutas de cada especialidade em cada caso.

A Fisioterapia, na UTI Adulto do Monte Sinai, também trabalha rotineiramente a performance motora do paciente, no combate à síndrome do imobilismo, evitando o encurtamento muscular, auxiliando na parte circulatória. Mas o maior ganho, recente dos cuidados do fisioterapeuta nesta unidade foi quando passou a integrar a equipe na visita diária. O visitante ouve não só o médico sobre as condições clínicas e recebe o suporte da Psicologia, mas fica sabendo diretamente do fisioterapeuta, que é o responsável pela ventilação mecânica, as informações mais atualizadas e qualificadas possíveis sobre as condições ventilatórias e de mobilidade, deixando os familiares mais seguros e tranquilos durante a visita. A Fisioterapia também participa do despertar diário do paciente e, com a equipe incorporada, garantiu-se maior agilidade nos pareceres solicitados pelo médico, com avaliação e início das condutas em menos de 24 horas.

 

  • Funcionamento: 2ª a 6ª feira, nas unidades fechadas. E apartamentos, mediante pedido de parecer. 
  • Atendimento: (32) 2104-4455
  • Responsável Técnico: Dr. Flávio José Barbosa Leite
  • Coordenador: Thiago Paticcie (Fisioterapeuta)

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2