Direitos e Deveres do Paciente

1. Os profissionais da saúde devem dar ao paciente um atendimento humano, atencioso e respeitoso, em local digno e adequado.

2. O paciente deve ser identificado por seu nome e sobrenome, nunca pela doença ou problema de saúde que o afete e nem de maneira genérica, imprópria, desrespeitosa ou preconceituosa.

3. O paciente tem direito a receber do funcionário adequado, presente no local, auxílio imediato e oportuno para a melhoria de seu conforto e bem-estar.

4. O paciente tem direito a identificar o profissional por crachá preenchido com o nome, função ou cargo.

5. O paciente pode exigir que todo o material utilizado seja esterilizado, ou descartável e manipulado segundo normas de higiene e prevenção.

6. O paciente deve receber informações claras, simples e compreensíveis, sobre seu estado de saúde, a orientação do tratamento e instruções de recuperação.

7. O paciente tem direito a consentir ou recusar procedimentos e/ou tratamentos, desde que tal manifestação seja escrita, exceto nos casos de emergências.

8. O paciente tem livre acesso a seu prontuário médico. O mesmo deve ser legível e conter os documentos do seu histórico, princípio e evolução da doença, o raciocínio clínico do profissional de saúde e demais anotações.

9. O paciente de clínica privada pode ter acesso à conta detalhada referente às despesas de seu tratamento.

10. O paciente não pode sofrer discriminação nos serviços de saúde por ser portador de qualquer tipo de patologia ou doenças infecto-contagiosas.

11. O paciente deve ser resguardado de seus segredos, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.

12. O paciente tem direito a manter sua privacidade, para satisfazer suas necessidades fisiológicas, inclusive alimentação adequada e higiênica, quer quando atendido no leito, ou no ambiente onde está internado ou aguardando atendimento.

13. O paciente pode ser acompanhado, se desejar, tanto nas consultas e exames, como no momento da internação. As visitas devem ser disciplinadas em horários compatíveis com as normas estabelecidas pelo hospital.

14. O paciente tem direito à assistência adequada, mesmo em períodos festivos, feriados ou durante greves profissionais.

15. O paciente pode receber ou recusar assistência moral, psicológica, social e religiosa.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2