Cirurgias oculares

Cirurgias oculares

Cirurgias oculares

18/01/2020

A oftalmologista Silvana Vianello, especialista em retina e vítreo, foi convidada do programa Pergunte ao Doutor, da Rádio CBN, para falar sobre cirurgias oculares de forma geral. Ela é umas das especialistas que mais utilizam o Centro Cirúrgico Oftalmológico do Monte Sinai que acaba de ganhar mais uma sala inteligente, sendo um dos mais modernos do país.

A médica explicou como está segmentado o olho e que há diversos tipos, de córnea e cristalino (parte da frente), de retina e nervo ótico (parte de trás do olho), além de pálpebra e vias lacrimais, todas as áreas podem ser abordadas cirurgicamente. As cirurgias mais conhecidas do público são as de catarata, comuns até pelo envelhecimento da população, mas associada também a correção de grau, entre as chamadas refrativas.O fator idade também é causa da degeneração da mácula, que provoca perda de visão seletiva, que tem ainda um fator hereditário.

A investigação em caso de fatores genéticos é fundamental nos cuidados preventivos, reforça Silvana Vianello. A prevenção, de forma geral, ajuda a definir o resultado de qualquer procedimento, pois várias doenças são facilmente rastreáveis também são muito mais fáceis de tratar quando diagnosticadas no início e com acompanhamento adequado. Doenças da retina são sempre doenças graves, entre eles o descolamento de retina, casos que são sempre de tratamento cirúrgico. Pode ser causada por trauma, predisposição genética, além de doenças como diabetes que podem afetar a área.

Nas cirurgias refrativas de correção de grau de miopia e astigmatismo, Silvana destaca que, hoje, há equipamentos a laser muito evoluídos com previsibilidade muito boa de resultados, mas é importantíssimo o cuidado e exame pré-operatório para garantir que a córnea está com grau estabilizado e não há doenças associadas, como ceratocone e outras.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2