Prevenção com simples teste de saliva

O Hospital Monte Sinai se prepara para oferecer um serviço inédito em Minas Gerais, que objetiva interferir na história de vida de uma pessoa quando o assunto é câncer. O Serviço de Oncologia do Hospital Monte Sinai, que já faz diagnóstico e tratamento diferenciado em casos de câncer, terá como novidade o Aconselhamento Genético em Câncer ou Aconselhamento Oncogenético, coordenado pela oncologista clínica Mariana Abad, profissional mineira especializada em acompanhamento genético, com formação na City of Hope na Califórnia. 

Aconselhamento genético em câncer é o processo pelo qual pacientes ou familiares em risco de um câncer com característica genética herdada, são aconselhados das consequências e natureza do distúrbio, a probabilidade de transmiti-lo e as opções existentes para eles no diagnóstico, manejo e planejamento familiar, de maneira a preveni-lo, evitá-lo ou melhorá-lo.

A proposta do Aconselhamento Genético em Câncer é assegurar prevenção, uma vez que garante mais velocidade no diagnóstico e tratamento de câncer, a partir da avaliação do paciente e da família. Com a construção de uma árvore genealógica da doença na família analisada, o mapeamento direciona e verifica as possibilidades de novos casos na família que poderiam ter sofrido mutação de genes. Os números apontam que 8% dos pacientes com câncer têm síndrome hereditária por mutação de DNA. Para a oncologista clínica, “é importante mostrar que existe esse serviço, em especial para quem sofreu com uma história familiar e não quer que ela se repita.”, ressalta Mariana Abad, completando que é preciso fortalecer o assunto. 

A oncologista explica quem e por qual motivo uma pessoa deve procurar o aconselhamento genético. Devem buscar o serviço pacientes que tiveram câncer em idade jovem, geralmente menor que 50 anos; os que tiveram mais de dois tumores, sincrônicos ou não, e ainda os que tenham história familiar de câncer em pelo menos dois parentes de 1º grau (pai, mãe, irmãos e filhos).

"Feito o diagnóstico, as opções de prevenção e diminuição de riscos são inúmeras, envolvendo desde cirurgia, profilaxia medicamentosa, mudanças nos hábitos de vida até simples acompanhamento com exames. Por isso, não deixe o medo e sofrimento pessoal e/ou familiar vivido paralisar você. Procure o especialista, tire suas dúvidas, siga os conselhos e mude seu futuro!" afirma Mariana Abad.

Atualmente, o Brasil disponibiliza poucos oncogeneticistas, o profissional melhor preparado para esse serviço. Mariana Abad foi a primeira a trazer o serviço para Minas Gerais. O Hospital Monte Sinai de Juiz de Fora é o primeiro da região a oferecer o aconselhamento genético. Uma grande vantagem da pesquisa é que ela pode ser feita com um simples teste de saliva e conta com a qualidade do laboratório Color Genomics. 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2