Diagnóstico Rápido Câncer de Mama

Processo rápido e integrado

O câncer de mama é hoje a doença que mais mata mulheres em todo o mundo, sendo o segundo tipo mais prevalente e que representa 25% dos que afetam a população feminina. Seu impacto, porém, não é apenas físico, mas também social e emocional, incluindo o efeito angustiante do tempo de espera pelo diagnóstico. Por isso, o parecer médico rápido e precoce é um diferencial na busca pelo processo de cura.

Visando garantir condições ideais para isso, o Hospital Monte Sinai reestruturou totalmente seu Serviço de Mastologia que, desde julho, esta sob a coordenação das especialistas Calina Teixeira, Silmara Trota e Carolina Lopes. Trata-se de um processo pioneiro na cidade, que demonstra uma carência de serviços de Mastologia, mesmo com considerável crescimento da população e a cidade sendo pólo de saúde referência para uma grande região. É o Diagnóstico Rápido de Câncer de Mama.

Detectado precocemente, o prognóstico de cura para o câncer de mama, na maioria dos casos, é bom e o objetivo do Serviço de Mastologia do Monte Sinai é garantir que isso aconteça no menor tempo possível. Seja encaminhada pelo ginecologista ou procurando diretamente as mastologistas -, ela deve receber um diagnóstico rápido e preciso, sem a tradicional peregrinação por consultórios diferentes, exames em vários locais, espera por laudos e avaliações em instituições que não se comunicam. Tudo será feito dentro do complexo hospitalar evitando o fracionamento do processo pré e pós diagnóstico. O Monte Sinai dispondo, agora, do ambulatório com mastologistas dedicadas, já conta com o suporte de enfermarias para Hospital-Dia, centro cirúrgico moderno, profissionais capacitados e todos os recursos diagnósticos num só lugar.

Para a conclusão do parecer sobre o câncer de mama e sua extensão, a paciente terá prioridade no atendimento de Radiologia – para ultrassom e mamografia -, Anatomia Patológica e Medicina Nuclear, que vão apoiar as mastologistas responsáveis pela recomendação de biópsia – previsto na maioria dos casos de lesões, seja ela realizada em nível ambulatorial ou por método guiado (em caso de lesões não palpáveis) - e pela cirurgia, se for o caso. A equipe é composta ainda por oncologistas clínicos que vão direcionar o tratamento pós-cirúrgico, se for necessária quimioterapia ou radioterapia, contando ainda com apoio multidisciplinar de Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem, visando acolher a paciente de forma global.

O Serviço pretende definir o prazo máximo para o diagnóstico, assim que refinar o processo com toda a equipe a partir do início dos atendimentos. Serão gerados fluxos e protocolos de cuidados que visam agilizar parâmetros ideais e o processo de encaminhamento para o tratamento com o oncologista clínico. Nesta segunda fase do acolhimento, a instituição terapêutica, o objetivo do Serviço é que ela seja implementada no início da lesão para garantir que seja o menos agressiva possível ou que o tratamento em lesões mais avançadas tenha início imediato, também com toda a segurança e recursos tecnológicos que o Complexo Monte Sinai é capaz de disponibilizar.

Estatísticas que assustam

Depois do melanoma o tipo mais comum de câncer em mulheres é o de mama, no Brasil e no mundo. Mais de 14 mil mortes são registradas por ano no país, e 57.960 brasileiras serão afetadas pela doença em 2016, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A população de Juiz de fora cresceu 13,37% nos últimos dez anos. Mas a cidade só contava com dois serviços de mastologia institucionalizados pelo SUS e que prestam atendimento a rede privada, com atendimento em oncologia. O Monte Sinai passa a compor, com a proposta de atendimento de excelência, a ampliação da rede prestadora de atendimento em mastologia e oncologia para a saúde suplementar. 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2