Uso consciente de energia

O racionamento de energia tornou-se necessário a todos, devido às grandes estiagens proporcionadas pelas alterações climáticas no mundo. Por isso é importante estar atento a dicas básicas de como evitar o uso abusivo de energia dentro de casa. Afinal, economizar energia, também é economizar água e dinheiro.

Economize energia!

É um dos equipamentos que mais consome energia. Por isso, evite os horários de pico, entre 18h às 21h. Nos dias mais quentes, ajuste a chave do chuveiro para a posição verão, que é mais econômica. E quando for ensaboar, feche a torneira.

 

Chuveiro Elétrico:

É um dos equipamentos que mais consome energia. Por isso, evite os horários de pico, entre 18h às 21h. Nos dias mais quentes, ajuste a chave do chuveiro para a posição verão, que é mais econômica. E quando for ensaboar, feche a torneira.

Geladeira / Freezer:

Prefira os modelos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e tenha cuidado com as geladeiras velhas, pois o gás CFC pode vazar e ameaçar a camada de ozônio. Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes em no mínimo 15 cm e longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol. A entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais, por isso evite abrir muitas vezes a porta da geladeira. Não forre as prateleiras com vidros ou plástico, pois isso dificulta a circulação interna do ar. Tenha o hábito de descongelar periodicamente o freezer, para não deixar que se forme uma camada com mais de meio centímetro de gelo. Não guarde alimentos ou líquidos quentes e conserve limpas as serpentinas (grades) de trás do aparelho. Na limpeza, não use panos ou roupas.

Mantenha as borrachas de vedação da porta em perfeito estado, para impedir fuga de ar frio. E durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima.

Lâmpadas :

Na hora de comprar lâmpadas, dê preferência às florescentes, compactas ou circulares. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia. Deixe as cortinas abertas durante o dia, evitando acender as luzes. Mantenha o hábito de apagar as luzes ao sair de um cômodo. Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de ligar a lâmpada.

Ferro Elétrico:

Acumule sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para ligar o ferro o mínimo de vezes. Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados, para que a rede elétrica não fique sobrecarregada. E, não deixe o ferro ligado sem necessidade.

Máquina de Lavar Roupa:

Só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante, pois com isso você terá uma economia de água e luz ao mesmo tempo. Use somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágue.

Ar Condicionado:

Ao instalar o ar condicionado, proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação e dando preferência a um local com melhor circulação de ar. Mantenha portas e janelas fechadas, quando o aparelho estiver funcionando. Limpe sempre os filtros para não prejudicar a circulação de ar. Antes de comprar avalie a opção do ventilador de teto, por ser mais econômico.

Televisão e computador:

Desligue os aparelhos se não estiverem sendo utilizados. Evite dormir com a televisão ligada. Configure o computador, para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade.

Aquecedor Solar:

Uma excelente alternativa para economizar energia é o coletor solar utilizado para o aquecimento de água, geralmente colocado sobre o telhado das casas ou edifícios. A longo prazo, você poupará energia e dinheiro.

Boas idéias movem o mundo!

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2